Poké-Arquivo: CapuMon #29 - Yairosu / Kairosu (Beta Pinsir) + Designs Antigos + Forma Fêmea


|| Yairosu (ヤイロス) / Kairosu (カイロス) ||
Como CapuMon:
Como Pokémon:
---------------------------
Assim como os demais Capumon, Não Evoluía*

*A evolução, uma das características mais marcantes de Pokémon, parece ter sido inicialmente implementada apenas como um teste. Esse conceito seria mais explorado apenas alguns anos depois, no Período do meio para o final de 1993, a 1994. Como muitos outros no início do desenvolvimento, muitos dos Pokémon listados na segunda página do documento Capsule Monsters eram originalmente criaturas únicas que depois foram divididas em linhas evolutivas com dois Pokémon.

Embora tipos e evoluções estivessem ausentes ou apenas vagamente definidos, os criadores parecem ter imaginado conceitos que só seriam plenamente realizados muito depois – como gêneros (evidenciados pelo Nidoran) e, talvez, até reprodução, como indicado pelos fetos e ovos visíveis em Capsule Monsters.

Depois, como Pokémon:
Gen I
Não Evolui

Beta Gen II:
Em 22/11/1997: Pinsir > lv. 42 > Purakkusu
Em 03/04/1999: Pinsir > Troca segurando King's Rock > Purakkusu
Em 16/08/1999: Pinsir > Troca segurando Metal Coat > Purakkusu
---------------------------
Cry (Capsule Monster):
----------------------------
Base Stats (Já como Pokémon, 1ª Geração, apenas): HP
65
ATK
125
DEF
100
SPD
85
SPC
55
TOTAL
430
Base Stats (2ª Geração em diante): HP
65
ATK
125
DEF
100
SpA
55
SpD
70
Spe
85
TOTAL
500
---------------------------
Entrada de Pinsir no Livro Pokédex (1996), lançado exclusivamente no Japão pela Creatures Inc com a contribuição do criador de Pokémon, Satoshi Tajiri (e de acordo com Ken Sugimori, ele fez as primeiras artworks de Pokémon especificamente para este livro):


Pastagens
Nosso país é o lar de muitas espécies de Pokémon. Até agora, incríveis 150 foram descobertas. O maior número foi encontrado em pastagens. Por serem ricos em fontes de alimentos, parece que os campos representam um ambiente no qual eles podem prosperar. Muitos dos Pokémon que vivem nas pastagens são amigáveis ​​às pessoas e são plácidos por natureza.

# 38. Pinsir: Os dois longos chifres são poderosos. Uma vez que eles prendem sua presa com força, eles não se soltam até que a vítima seja dilacerada. Eles são Pokémon extremamente raros com poucos avistamentos relatados. Eles parecem preferir a cor verde.



|| Mega Pinsir ||
--------------------------
Pinsir < Key Stone + Pinsirite > Mega Pinsir
---------------------------
Grupo de Reprodução:
---------------------------
Base Stats (Mega Pinsir, apenas): HP
65
ATK
155
DEF
120
SpA
65
SpD
90
Spe
105
TOTAL
600


Egg Moves Beta (Gen II - Pokémon Gold & Silver) [1999]:
Pinsir
1999/08/17Fury AttackReversalCross ChopGiga DrainCounter
1999/08/22Fury AttackReversalHypnosisGiga DrainCounter
1999/08/23Fury AttackFlailHypnosisGiga DrainCounter
1999/08/30Fury AttackFlail
---------------------------
Legenda:
NegritoDiferença de Movimentos entre as Builds/Datas.
Vermelho: Nenhum Pai válido para Passar o Movimento adiante (Breeding).
Azul: O Pokémon já pode aprender tal movimento via TM, o que faz com que o Egg Move seja redundante.


YAIROSU / KAIROSU (CAPUMON):

Sua criação se deu ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Pinsir ainda não tivesse um tipo nesta época. Originalmente tinha olhos pequenos e redondos.


DESIGN ANTIGO:

Durante a primeira geração, Pinsir conservou seu visual de Capumon,  mantendo os olhos pretos e pequenos. É quase como se tivessem colocado os olhos de um Pikachu com um semblante bravo, em um Pinsir.


FORMA BRILHANTE/SHINY (SPACEWORLD '97):

Pokémon brilhantes já existiam na demo de Pokémon Gold exibida na Spaceworld '97, embora de uma forma bastante rudimentar. Tinham uma taxa de aparição de 81/4096 ou ~1,977% (consideravelmente maior que a taxa final de 1/8192).


Além disso, ao encontrar um Pokémon Shiny na natureza, nenhuma animação especial era exibida; a animação utilizada para os Pokémon brilhantes nos jogos finais é realmente implementada nesta demo, mas por alguma razão só é atribuída a Pikachu e Sunflora não brilhantes, ou seja, suas formas regulares.

Devido a esta build ser para o Super Game Boy e não para o Game Boy Color, a gama de cores disponíveis é incrivelmente limitada. Assim, além das 10 paletas de Pokémon que retornaram de Red e Green, outras 10 foram adicionadas como seus equivalentes brilhantes. Assim, todos os Pokémon que pertencem a uma determinada paleta, também compartilham a mesma coloração shiny.

(Clique para Ampliar)

SHINIES EM POKÉMON GOLD, SILVER E CRYSTAL:

Os jogos de Pokémon no Game Boy Color (GBC) tinham limitações técnicas que influenciavam as cores dos sprites, já que o console só podia mostrar até 56 cores ao mesmo tempo, com cada sprite usando no máximo 4 cores, incluindo o fundo transparente, que contava como uma dessas quatro cores. A baixa resolução da tela, de 160x144 pixels, deixava os desenhos simples, e era necessário usar cores fortes para que os Pokémon fossem reconhecíveis. Quando os Shinies, Pokémon com colorações diferentes, foram introduzidos, as restrições de cores e contraste dificultaram a diferenciação em alguns casos. Com a evolução dos consoles e mudanças no estilo artístico da franquia, muitas dessas cores foram ajustadas para ficarem mais atraentes visualmente e menos limitadas.


Na verdade, o Pinsir brilhante nunca mudou. Créditos: Vermilion Juice (x.com)


LOW POLY:

Os modelos dos jogos da série Pokémon Stadium para Nintendo 64 são considerados low poly (com baixa contagem de polígonos). Isso ocorre devido às limitações de hardware do console, que precisava equilibrar desempenho e qualidade visual para renderizar batalhas Pokémon em 3D com animações fluidas.
No Pokémon Stadium, cada modelo de Pokémon é composto por um número reduzido de polígonos para manter a performance, mas os designs foram otimizados para capturar a essência dos personagens de forma reconhecível. Além disso, o uso de texturas simples e bem ajustadas ajudava a compensar a limitação de detalhes nos modelos. Comparados aos gráficos modernos, os modelos parecem bastante básicos, mas na época representaram um grande avanço em relação aos sprites 2D usados nos jogos principais da série para Game Boy.


De acordo com os vazamentos do Tera Leak de Outubro de 2024, a Game Freak estava considerando "reciclar" os modelos de Pokémon Battle Revolution para Pokémon X e Y, os primeiros jogos totalmente 3D da série principal da franquia. Os modelos de PBR, por sua vez, já eram reciclados de XD e Colosseum, que eram reciclados de Stadium 1 e Stadium 2.

 
FORMA FÊMEA:

Em 2020, a Nintendo sofreu com um vazamento de dados que revelaram builds beta de Pokémon Diamond & Pearl. Nestas builds, mais especificamente na datada de 17 de fevereiro de 2006, descobriu-se que as diferenças de gênero introduzidas na quarta geração seriam para TODOS os Pokémon, praticamente, e não apenas algumas espécies. Com isso, caíram na internet 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon em suas formas fêmea, até então desconhecidas e que foram descartadas ainda antes do lançamento da quarta geração, dentre os quais, estava Ivysaur.

Pinsir fêmeas teriam presas mais curtas.

DESIGN ANTIGO DE MEGA PINSIR:

Quanto à sua megaevolução, Pinsir também teve o design alterado. Inicialmente, na sexta geração (Pokémon X e Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire), Mega Pinsir tinha asas verdes. Mas a partir da sétima geração (com a chegada de Pokémon Sun e Moon), Mega Pinsir teve as asas alteradas para amarelo e permanecem assim desde então. Este notavelmente um dos poucos modelos 3D que mudaram da sexta para a sétima geração.

Mega Pinsir Antes:


Mega Pinsir Depois:


Além disso, em Pokémon Masters EX, o modelo de Mega Pinsir também sofreu alterações pertinentes à cor de suas asas, que são de um amarelo menos brilhante (mais transparente) no jogo final.
Mega Pinsir (Beta)

Mega Pinsir (Final)


CAPUMON:

Este protótipo de Pinsir foi revelado em um episódio da NHK pelo CEO da Pokémon Company Tsunekazu Ishihara em Dezembro de 2018, apresentando o livreto Capsule Monsters.


Capsule Monsters foi lançado junto com um livreto ilustrado com o mesmo nome – ainda a ser revelado em sua totalidade – detalhando os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. Datado de 1990 (tanto na capa como no mapa de layout de Kanto), este documento é, no entanto, muito provavelmente uma coleção de conceitos que Tajiri e Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.

A Game Freak não conseguiu cumprir o prazo de dezembro de 1991, principalmente porque eles estavam ocupados desenvolvendo Jerry Boy (Smart Ball) e Yoshi  na mesma época. Portanto, pode-se supor que este Pokémon perdido havia sido criado até o final de 1991.

FORMA FÊMEA:

Em 19 de dezembro de 2019, vários sprites com diferenças de gênero descartadas de Pokémon Diamond & Pearl vazaram na internet. Estes vazamentos se complementaram com a chegada mais material inédito a respeito do desenvolvimento dos jogos da quarta geração, à internet, em julho de 2020.


Lançado em 2018, o mangá Satoshi Tajiri: The Man Who Made Pokémon é notável devido à sua inclusão em alguns painéis de imagens reais de uma das pesquisas de popularidade que aconteceram durante o desenvolvimento de Red e Green. Essas pesquisas eram realizadas periodicamente para garantir que todos estivessem satisfeitos com os designs de Pokémon que estavam sendo criados, com os membros da Game Freak podendo fazer sugestões e enviar feedback. A pesquisa parece ter sido realizada no final de 1992 ou no início de 1993.

Pinsir é aparentemente chamado de Yairos (ヤイロス) em vez de Kairos (カイロス).

De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Pinsir no Brasil seria "Pincenhor", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.

Postar um comentário

0 Comentários