Poké-Arquivo: Venusaur (Design Antigo) + Beta Mega Venusaur


|| Venusaur ||
 
---------------------------
Beta Bulbasaur > lv. 20 > Beta Ivysaur > lv. 37 > Beta Venusaur
---------------------------
Base Stats: HP
80
ATK
82
DEF
83
SPD
80
SPC
100
TOTAL
425
---------------------------
Entrada de Venusaur no Livro Pokédex (1996), lançado exclusivamente no Japão pela Creatures Inc com a contribuição do criador de Pokémon, Satoshi Tajiri (e de acordo com Ken Sugimori, ele fez as primeiras artworks de Pokémon especificamente para este livro):


Pastagens
Nosso país é o lar de muitas espécies de Pokémon. Até agora, incríveis 150 foram descobertas. O maior número foi encontrado em pastagens. Por serem ricos em fontes de alimentos, parece que os campos representam um ambiente no qual eles podem prosperar. Muitos dos Pokémon que vivem nas pastagens são amigáveis ​​às pessoas e são plácidos por natureza.

# 14. Venusaur: Evolução de Ivysaur. Sua flor exala um aroma intoxicante que acalma aqueles que procuram uma luta. Ainda não está claro o que eles comem para manter seu volume de 2 metros de altura e Peso de 100 quilogramas. Porque muitas vezes permanecem imóveis em locais iluminados pelo sol, há um forte apoio para a hipótese que eles fotossintetizam.




|| Beta Mega Venusaur ||
---------------------------
Tipo Provável:  



BULBASAUR
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:

IVYSAUR
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:

VENUSAUR
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:

*No nível 43, Beta Venusaur supostamente aprenderia um movimento de Tipo Planta que foi cortado completamente da versão final do jogo.

---------------------------

Egg Moves Beta (Gen II - Pokémon Gold & Silver) [1999]:

Bulbasaur
1999/08/17Take DownSkull BashSludge BombCharmAcid
1999/08/22Take DownSkull BashHypnosisCharmRollout
1999/08/30Light ScreenSkull BashSafeguardCharmRazor WindPetal Dance

---------------------------
Legenda:
NegritoDiferença de Movimentos entre as Builds/Datas.
Vermelho: Nenhum Pai válido para Passar o Movimento adiante (Breeding).
Azul: O Pokémon já pode aprender tal movimento via TM, o que faz com que o Egg Move seja redundante.


DESIGNS ANTIGOS:

Neste visual antigo, Venusaur tinha manchas, orelhas redondas em vez de triangulares, duas folhas em vez de quatro e cinco pétalas em vez de seis. Red e Azul Blue as orelhas e a contagem de folhas, enquanto Yellow removeu as manchas e alterou a contagem de pétalas. A contagem de pétalas não foi levada adiante depois disso, pois só apareceu no sprite frontal de Pokémon Silver antes de Diamond e Pearl. O sprite traseiro da Geração I apresenta o que pode ser uma cauda.


Ao longo de mais de duas décadas de existência da franquia, os designs de alguns Pokémon receberam várias mudanças. Algumas eram temporários, durando apenas um ou dois jogos, enquanto outras permaneceram por um pouco mais de tempo, causando uma desconexão entre os videogames e outras mídias relacionadas a Pokémon.

As primeiras gerações são interessantes porque os sprites dos jogos foram feitos antes das artworks, conforme entrevista para a Game Informer, tornando os "erros" e outras esquisitices nada mais que revisões de design.

A 1ª Geração, por exemplo, teve os designs originais ajustados em alguns lugares, com Pokémon Blue dando novos sprites ao elenco original, embora os sprites traseiros tenham sido deixados inalterados. Yellow mais tarde atualizaria os sprites frontais mais uma vez, desta vez explicitamente baseando-os após a aparição de cada Pokémon na série animada.

Em Gold e Silver, os sprites para os Pokémon de Kanto são baseados principalmente nas artworks de Pokémon Red e Blue, com alguns dos novos elementos introduzidos provisoriamente lá (como as presas de Nidoqueen) retornando. Assim como em Yellow, Crystal posteriormente atualizou um bom punhado de sprites, usando a arte de cada Pokémon como base.

O design de Venusaur com seis pétalas foi refletido em sua arte oficial por Ken Sugimori para Red & Green, enquanto o design de cinco pétalas foi refletido no trabalho do mesmo artista para Pokémon Red & Blue.


Além disso, seu corpo parecia mais atarracado originalmente, com as pernas sendo mais curtas. Além disso, seu rosto parecia ser mais largo horizontalmente, dando a impressão de ser achatado. Compare as artworks da primeira geração acima com o seu redesign da 3ª Geração, para Pokémon FireRed & LeafGreen:


É válido lembrar que os modelos de 3D de Pokémon Stadium e Pokémon Stadium 2, bem como nos jogos que reutilizaram estes modelos, Pokémon Colosseum, Pokémon XD: Gale of Darkness e Pokémon Battle Revolution, os olhos de Venusaur eram vermelhos. Mas não vermelhos como os de Bulbasaur ou Ivysaur, na íris, e sim na esclera, a "parte branca" do olho, que ficava altamente vascularizada quando o Pokémon atacava ou assumia uma postura mais ofensiva. Neste momento, sua íris passava de vermelho (cor padrão) para azul. Esta característica jamais foi observada em quaisquer outras mídias.


Ademais, no anime, Venusaur foi representado com a cor azul nos episódios coloridos manualmente. A partir dos episódios coloridos digitalmente (que se iniciam ao final da saga Johto), Venusaur passou a ser da cor verde.


Compare as cores de Venusaur no anime ANTES e DEPOIS:


Além disso, as artworks finais do Pokémon HOME apresentam cores diferentes das artworks beta, que tinham uma paleta mais próxima do modelo 3D dos jogos:
*Artworks Beta do Pokémon HOME (linha de cima) VS Artworks Finais (linha de baixo)*


FORMA BRILHANTE/SHINY (SPACEWORLD '97):

Pokémon brilhantes já existiam na demo de Pokémon Gold exibida na Spaceworld '97, embora de uma forma bastante rudimentar. Tinham uma taxa de aparição de 81/4096 ou ~1,977% (consideravelmente maior que a taxa final de 1/8192).


Além disso, ao encontrar um Pokémon Shiny na natureza, nenhuma animação especial era exibida; a animação utilizada para os Pokémon brilhantes nos jogos finais é realmente implementada nesta demo, mas por alguma razão só é atribuída a Pikachu e Sunflora não brilhantes, ou seja, suas formas regulares.

Devido a esta build ser para o Super Game Boy e não para o Game Boy Color, a gama de cores disponíveis é incrivelmente limitada. Assim, além das 10 paletas de Pokémon que retornaram de Red e Green, outras 10 foram adicionadas como seus equivalentes brilhantes. Assim, todos os Pokémon que pertencem a uma determinada paleta, também compartilham a mesma coloração shiny.

(Clique para Ampliar)
 
SHINY EM POKÉMON GOLD, SILVER E CRYSTAL

As limitações técnicas relacionadas às cores dos sprites de Pokémon nos jogos do Game Boy Color (GBC) derivavam diretamente das especificações de hardware do console. O GBC foi um avanço em relação ao Game Boy original, introduzindo uma tela capaz de exibir até 56 cores simultâneas (de uma paleta total de 32.768 cores), mas ainda assim era restrito em comparação a consoles mais modernos. No GBC, cada sprite ou tile (bloco de 8x8 pixels usado para compor o ambiente ou personagens) podia usar uma paleta de até 4 cores, sendo que uma delas obrigatoriamente o transparente que compunha o fundo. Como consequência, os sprites dos Pokémon tinham que ser desenhados com um número muito limitado de tons, restringindo detalhes e sombreamento.

Além disso, resolução de 160x144 pixels do GBC fazia com que cada sprite tivesse poucos pixels disponíveis para transmitir a aparência do Pokémon, tornando cores contrastantes essenciais para a identificação dos designs. Alguns jogos de Pokémon, como Pokémon Red/Blue, foram projetados para o Game Boy original e usavam apenas preto e branco (4 tons de cinza). Quando jogados no GBC, o console atribuía cores de forma automática e limitada, resultando em paletas rudimentares e nem sempre fiéis aos designs pretendidos.

Com isso em mente, a geração que introduziu os Shinies (Pokémon com coloração alternativa) certamente apresentou problemas em transmitir cores em alguns casos, devido às limitações de paleta e contraste no hardware do Game Boy Color, e muitas das cores originais dos monstrinhos brilhantes foram mudadas ao longo dos anos conforme os consoles foram evoluindo, e se adaptando aos diferentes estilos artísticos que a franquia adotou.

Alguns Pokémon Shiny da Primeira e Segunda Geração tiveram pouca ou nenhum adaptação em sua paleta, apenas corrigindo as limitações impostas pelo hardware, como é o caso de Venusaur. O pistilo de Venusaur era branco em vez de amarelo.



LOW POLY:

Os modelos dos jogos da série Pokémon Stadium para Nintendo 64 são considerados low poly (com baixa contagem de polígonos). Isso ocorre devido às limitações de hardware do console, que precisava equilibrar desempenho e qualidade visual para renderizar batalhas Pokémon em 3D com animações fluidas.
No Pokémon Stadium, cada modelo de Pokémon é composto por um número reduzido de polígonos para manter a performance, mas os designs foram otimizados para capturar a essência dos personagens de forma reconhecível. Além disso, o uso de texturas simples e bem ajustadas ajudava a compensar a limitação de detalhes nos modelos. Comparados aos gráficos modernos, os modelos parecem bastante básicos, mas na época representaram um grande avanço em relação aos sprites 2D usados nos jogos principais da série para Game Boy.


De acordo com os vazamentos do Tera Leak de Outubro de 2024, a Game Freak estava considerando "reciclar" os modelos de Pokémon Battle Revolution para Pokémon X e Y, os primeiros jogos totalmente 3D da série principal da franquia. Os modelos de PBR, por sua vez, já eram reciclados de XD e Colosseum, que eram reciclados de Stadium 1 e Stadium 2.

BETA MEGA VENUSAUR:

Vários conceitos para Mega Venusaur acabaram vazando em 2024, retratando-o muito mais robusto e maior do que acabou sendo, além de parecer bem diferente de sua forma normal, assemelhando-se muito mais a um sapo do que a um dinossauro. Alguns designs tinham algumas cores diferentes escondidas nos arquivos de imagem, provavelmente testes para sua versão Shiny. Elas também lembram anciões, muitas delas tendo longas barbas brancas.


 


Artwork oficial de Pokémon Red & Green por Ken Sugimori. Manchas adicionadas por #Kevin_ the-fake-dexter.

Manchas pelo corpo. Flor com 5 pétalas e 2 Folhas. Orelhas redondas. Por #Kevin_ the-fake-dexter.

Reconstituição por #Kevin_, the-fake-dexter, utilizando o Dzine (antigo Stylar.ai).


Este design foi visto nos sprites frontais de Pokémon Red/Green e Pokémon Red/Blue, bem como no sprite traseiro comum a todos os jogos da 1ª Geração. Curiosamente, nas artworks oficiais de tais jogos, Venusaur não possui as manchinhas ao longo do corpo.

Embora seja uma versão bastante pixelada e de difícil identificação, se compararmos com os sprites de costas de Venusaur das gerações posteriores, veremos que a flor se encontra em uma posição bastante diferente.
     
Já no sprite da demo de Pokémon Gold & Silver apresentada na Spaceworld de 1997, o sprite de Venusaur é mais próximo do design final, mas mostra manchinhas pelo corpo que atualmente apenas as suas pré-evoluções (Bulbasaur e Ivysaur) têm.

Um sprite de Venusaur baseado em seu design antigo, da primeira geração (bem como o sprite final da segunda geração), foi encontrado em scratchpads (rascunhos) de Pokémon Gold & Silver. Tais arquivos eram rascunhos usados ​​por artistas da Game Freak para ajudar no processo de criação de sprites. Muitos dos arquivos contêm sprites revisados ​​do Pokémon Blue japonês. Você pode conferir todos os Scratchpads clicando aqui.


Beta Mega Venusaur: Estes Pokémon Beta vieram a público por meio vazamento de uma série de rascunhos e concept arts de Pokémon X e Y em decorrência do "Teraleak" da Game Freak, ocorrido no mês de Outubro de 2024, onde mais de 1TB de informações confidenciais acabaram sendo extraídas dos servidores da GF.



Vários movimentos descartados foram encontrados nos códigos de Pokémon & Green Beta. Dentre eles, havia um movimento de index number #162 chamado M Wall. Os únicos Pokémon que conheceriam este movimento seriam Ivysaur e Parasect naquele ponto de desenvolvimento do jogo. Obviamente, ao evoluir Ivysaur para Venusaur, a forma evoluída final do inicial de Planta de Kanto também teria tal movimento.


De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Venusaur no Brasil seria "Venussauro", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado. Pelo menos, em teoria, já que na dublagem brasileira, o Pokémon foi continuamente chamado desta maneira, com o "-o" no final, assim como todas as suas pré-evoluções.



Vine Whip
Chicote de Cipó/Chicote de Vinha/Chicote de Pinha/Chicote
  
Causa Danos.



.::IMAGENS REFERENTES AO VENUSAUR DE ESCLERA VERMELHA::.

Poison Powder (Stad)
Pó Venenoso / Pó de Veneno
  
Envenena o alvo. Não afeta oponentes do tipo Venenoso nem Metálico, nem oponentes com a habilidade Immunity. Pode ser incrementado com o auxílio de um Poisonium Z, tornando-se Z-Poison Powder e aumentando o stat de Defense do usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

(Stad2)
(Colo)
Razor Leaf
Folha Navalha/Folha Gilete/Folha Cortante
  
Causa Danos e Tem altas Chances de causar Critical Hit. Em Batalhas com múltiplos alvos, acerta todos os adversários adjacentes.

Mega Drain (Stad2)
Mega Dreno
  
Causa Danos e faz com que o usuário restaure seu HP em uma quantidade de até 50% do montante de danos causados. Este movimento não pode ser utilizado sob o efeito de Heal Block e se o Pokémon Adversário possuir Liquid Ooze como habilidade, o usuário irá PERDER HP ao invés de restaurá-lo.


Leech Seed (Stad)
Semente Sanguessuga/Semente da Morte/Sanguessuga/Chupa-Vidas
 
Ao usar, uma semente é plantada no adversário ,sugando sua energia (HP) no final de cada turno. A quantia drenada refere-se a 1/8 da quantidade total de HP do adversário. O pokémon do time do usuário que estiver em campo será "recuperado" pela energia sugada do oponente (mesmo que o usuário não esteja mais na luta). Não funciona contra Pokémons do tipo Grass.
Se o adversário possuir a habilidade Liquid Ooze, Leech Seed causará dano ao invés de restaurar o HP do usuário/pokémon em campo.
Se o adversário usar Rapid Spin ou Haze, ele conseguirá se livrar do Leech Seed.
Mesmo que o usuário use Baton Pass, os efeitos de Leech Seed continuarão funcionando, ainda que o pokémon trocado pertença ao tipo Grass.
Em Batalhas em Dupla, Leech Seed restaurará apenas o HP dos Pokémons que estiverem na mesma posição em que o usuário estava (mesmo lado do campo). Se não houver nenhum pokémon naquela posição (no caso de desmaio), o Leech Seed não irá recuperar o HP do pokémon adjacente. E ainda se um pokémon por acaso voltar a ocupar aquela posição (revivido), o Leech Seed não irá lhe recuperar HP, passando apenas a causar dano no oponente.

*Variação de cores em Pokémon Stadium*

*Coloração Shiny (diferente da saga core) em Pokémon Stadium2*



.::IMAGENS REFERENTES AO ANTIGO DESIGN AZUL DE VENUSAUR::.


Solar Beam
Raio Solar/Raio de Sol
  
Carrega durante o primeiro turno e só ataca no segundo, causando danos. Em caso de o Sunny Day ter sido usado anteriormente, este golpe não precisará de um turno para carregar.


Sleep Powder
Pó do Sono / Pó Sonífero
  
Faz o oponente dormir em batalha (sleep status). Falha se o oponente já estiver com alguma condição de status principal (como envenenamento, queimaduras, congelado...). Não funciona contra adversários com Vital Spirit, Insomnia ou Sap Sipper como habilidade.  Pode ser incrementado pelo uso de um Grassium Z, tornando-se Z-Sleep Powder e aumentando o stat de Speed do próprio usuário em um estágio, além dos efeitos anteriormente citados.

Razor Leaf
Folha Navalha/Folha Gilete/Folha Cortante
  
Causa Danos e Tem altas Chances de causar Critical Hit. Em Batalhas com múltiplos alvos, acerta todos os adversários adjacentes.

Tackle
Investida/Agarrar/Golpe de Colisão/Ataque de Colisão/Atracar/Ataque/Atrelar
  
Causa Danos.

Vine Whip
Chicote de Cipó/Chicote de Vinha/Chicote de Pinha/Chicote
  
Causa Danos.

*Venusaur Clone*

*Na Pokédex (Kanto 1.0)*

*Venustoise: Uma "fusão" entre Venusaur e Blastoise criada por Gastly*

*Ferido(a)*

*Fora de Combate*

Postar um comentário

0 Comentários