Poké-Arquivo: CapuMon #9 - Fushigisō (Beta Ivysaur) + Ivysaur (Design Antigo) + Forma Fêmea

Reconstituição por Rachel Brigs (twitter.com/RacieBeep)

|| Fushigisō ||
Como CapuMon:
Como Pokémon:
 
---------------------------
Cry (Capsule Monster):
---------------------------
Assim como os demais Capumon, Não Evoluía*

*A evolução, uma das características mais marcantes de Pokémon, parece ter sido inicialmente implementada apenas como um teste. Esse conceito seria mais explorado apenas alguns anos depois, no Período do meio para o final de 1993, a 1994. Como muitos outros no início do desenvolvimento, muitos dos Pokémon listados na segunda página do documento Capsule Monsters eram originalmente criaturas únicas que depois foram divididas em linhas evolutivas com dois Pokémon.

Embora tipos e evoluções estivessem ausentes ou apenas vagamente definidos, os criadores parecem ter imaginado conceitos que só seriam plenamente realizados muito depois – como gêneros (evidenciados pelo Nidoran) e, talvez, até reprodução, como indicado pelos fetos e ovos visíveis em Capsule Monsters.
---------------------------
Depois, como Pokémon:
Beta Bulbasaur > lv. 20 > Beta Ivysaur > lv. 37 > Beta Venusaur
---------------------------
Base Stats (Ivysaur): HP
60
ATK
62
DEF
63
SPD
60
SPC
80
TOTAL
325
---------------------------
Entrada de Ivysaur no Livro Pokédex (1996), lançado exclusivamente no Japão pela Creatures Inc com a contribuição do criador de Pokémon, Satoshi Tajiri (e de acordo com Ken Sugimori, ele fez as primeiras artworks de Pokémon especificamente para este livro):


Pastagens
Nosso país é o lar de muitas espécies de Pokémon. Até agora, incríveis 150 foram descobertas. O maior número foi encontrado em pastagens. Por serem ricos em fontes de alimentos, parece que os campos representam um ambiente no qual eles podem prosperar. Muitos dos Pokémon que vivem nas pastagens são amigáveis ​​às pessoas e são plácidos por natureza.

# 13. Ivysaur: A evolução de Bulbasaur. A planta em suas costas cresceu e se tornou um botão. Ele absorve nutrientes e desabrocha como uma grande flor.


BULBASAUR
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:

IVYSAUR
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:

*No nível 43, Beta Venusaur supostamente aprenderia um movimento de Tipo Planta que foi cortado completamente da versão final do jogo.

---------------------------

Egg Moves Beta (Gen II - Pokémon Gold & Silver) [1999]:

Bulbasaur
1999/08/17Take DownSkull BashSludge BombCharmAcid
1999/08/22Take DownSkull BashHypnosisCharmRollout
1999/08/30Light ScreenSkull BashSafeguardCharmRazor WindPetal Dance

---------------------------
Legenda:
NegritoDiferença de Movimentos entre as Builds/Datas.
Vermelho: Nenhum Pai válido para Passar o Movimento adiante (Breeding).
Azul: O Pokémon já pode aprender tal movimento via TM, o que faz com que o Egg Move seja redundante.


BETA IVYSAUR:

Esta é uma versão bastante prematura de Ivysaur, consistindo de uma criatura monstruosa e rastejante, com espinhos sobre sua enorme cabeça, que ocupa a maior parte de seu pequeno corpo.


Possui dentes avantajados e olhos enormes, bem como patas com cascos ou mesmo uma única unha em cada pé. A flor em suas costas está desabrochada, assim como Venusaur e possui folhas que caem do alto. Além disso, a planta parece ser gigante e pesada. Embora se assemelhasse muito a Venusaur, em especial no que concerne à sua flor já totalmente desenvolvida, o seu nome em japonês não deixa dúvidas: trata-se de uma versão beta de Ivysaur.

Arte Oficial

Reconstituição fan-made do sprite vazado

Seu index number é #009 e ele surgiu muito tempo antes do próprio Bulbasaur e do Venusaur terem sido criados.

É provável que sua criação tenha se dado ANTES dos Pokémon terem Tipos, portanto, acredita-se que Beta Ivysaur não tenha um tipo.


DESIGN ANTIGO:

Em Pokémon Red & Green, Ivysaur tinha orelhas redondas em vez de triangulares, bem como duas folhas em vez de quatro. Red & Blue mudaram as orelhas, enquanto Yellow mudou a contagem de folhas.


O design de duas folhas retornou na Geração II, embora apenas nos sprites frontais. O sprite traseiro da 1ª Geração apresenta o que parece ser uma cauda. Curiosamente, o sprite frontal Red & Blue o representa como bípede, apesar do Pokédex desses jogos afirmar que Ivysaur não pode ficar em pé sobre as patas traseiras.


O design de duas folhas foi refletido em suas artes oficiais por Ken Sugimori para Red & Green e Red & Blue.


Estas artworks também refletem um corpo mais achatado, sem unhas nas patas traseiras, que lembram pés de sapo, e seu semblante parecia mais feroz. Compare as duas artworks da primeira geração acima com o seu redesign da 3ª Geração, para Pokémon FireRed & LeafGreen:


Além disso, em várias circunstâncias, Ivysaur apresenta olhos vermelhos (tal como em suas artworks oficiais), mas em outras instâncias, como na artwork oficial do Dream World, apresenta olhos roxos.


Ademais, no anime, Ivysaur foi representado com a cor azul nos episódios coloridos manualmente. A partir dos episódios coloridos digitalmente (que se iniciam ao final da saga Johto), Ivysaur passou a ser da cor verde.

Compare as cores de Ivysaur no anime ANTES e DEPOIS (a diferença é sutil, mas torna-se mais nítida se você focar nas manchas ao longo do corpo):

Ivysaur Azul

Ivysaur Verde, com olhos Roxos

Ivysaur Verde, com olhos Vermelhos

FORMA BRILHANTE/SHINY (SPACEWORLD '97):

Pokémon brilhantes já existiam na demo de Pokémon Gold exibida na Spaceworld '97, embora de uma forma bastante rudimentar. Tinham uma taxa de aparição de 81/4096 ou ~1,977% (consideravelmente maior que a taxa final de 1/8192).


Além disso, ao encontrar um Pokémon Shiny na natureza, nenhuma animação especial era exibida; a animação utilizada para os Pokémon brilhantes nos jogos finais é realmente implementada nesta demo, mas por alguma razão só é atribuída a Pikachu e Sunflora não brilhantes, ou seja, suas formas regulares.

Devido a esta build ser para o Super Game Boy e não para o Game Boy Color, a gama de cores disponíveis é incrivelmente limitada. Assim, além das 10 paletas de Pokémon que retornaram de Red e Green, outras 10 foram adicionadas como seus equivalentes brilhantes. Assim, todos os Pokémon que pertencem a uma determinada paleta, também compartilham a mesma coloração shiny.

(Clique para Ampliar)

SHINY EM POKÉMON GOLD, SILVER E CRYSTAL

As limitações técnicas relacionadas às cores dos sprites de Pokémon nos jogos do Game Boy Color (GBC) derivavam diretamente das especificações de hardware do console. O GBC foi um avanço em relação ao Game Boy original, introduzindo uma tela capaz de exibir até 56 cores simultâneas (de uma paleta total de 32.768 cores), mas ainda assim era restrito em comparação a consoles mais modernos. No GBC, cada sprite ou tile (bloco de 8x8 pixels usado para compor o ambiente ou personagens) podia usar uma paleta de até 4 cores, sendo que uma delas obrigatoriamente o transparente que compunha o fundo. Como consequência, os sprites dos Pokémon tinham que ser desenhados com um número muito limitado de tons, restringindo detalhes e sombreamento.

Além disso, resolução de 160x144 pixels do GBC fazia com que cada sprite tivesse poucos pixels disponíveis para transmitir a aparência do Pokémon, tornando cores contrastantes essenciais para a identificação dos designs. Alguns jogos de Pokémon, como Pokémon Red/Blue, foram projetados para o Game Boy original e usavam apenas preto e branco (4 tons de cinza). Quando jogados no GBC, o console atribuía cores de forma automática e limitada, resultando em paletas rudimentares e nem sempre fiéis aos designs pretendidos.

Com isso em mente, a geração que introduziu os Shinies (Pokémon com coloração alternativa) certamente apresentou problemas em transmitir cores em alguns casos, devido às limitações de paleta e contraste no hardware do Game Boy Color, e muitas das cores originais dos monstrinhos brilhantes foram mudadas ao longo dos anos conforme os consoles foram evoluindo, e se adaptando aos diferentes estilos artísticos que a franquia adotou.

Alguns Pokémon Shiny da Primeira e Segunda Geração tiveram pouca ou nenhum adaptação em sua paleta, apenas corrigindo as limitações impostas pelo hardware, como é o caso de Ivysaur. Afinal, a linha Bulbasaur não era tão diferente da moderna. As principais diferenças eram as manchas nos corpos de Bulbasaur e Ivysaur que eram pretas em vez de verdes escuras.



LOW POLY:

Os modelos dos jogos da série Pokémon Stadium para Nintendo 64 são considerados low poly (com baixa contagem de polígonos). Isso ocorre devido às limitações de hardware do console, que precisava equilibrar desempenho e qualidade visual para renderizar batalhas Pokémon em 3D com animações fluidas.
No Pokémon Stadium, cada modelo de Pokémon é composto por um número reduzido de polígonos para manter a performance, mas os designs foram otimizados para capturar a essência dos personagens de forma reconhecível. Além disso, o uso de texturas simples e bem ajustadas ajudava a compensar a limitação de detalhes nos modelos. Comparados aos gráficos modernos, os modelos parecem bastante básicos, mas na época representaram um grande avanço em relação aos sprites 2D usados nos jogos principais da série para Game Boy.


De acordo com os vazamentos do Tera Leak de Outubro de 2024, a Game Freak estava considerando "reciclar" os modelos de Pokémon Battle Revolution para Pokémon X e Y, os primeiros jogos totalmente 3D da série principal da franquia. Os modelos de PBR, por sua vez, já eram reciclados de XD e Colosseum, que eram reciclados de Stadium 1 e Stadium 2.


Beta Ivysaur foi revelado junto a uma série de rascunhos e ideias iniciais para Pokémon em um livreto intitulado "Capsule Monsters", datado do começo dos anos 1990. Assim sendo, pode ter sido um dos primeiros Pokémon criados.


Capsule Monsters foi lançado junto com um livreto ilustrado com o mesmo nome – ainda a ser revelado em sua totalidade – detalhando os primeiros planos e arte para os primeiros jogos Pokémon. Datado de 1990 (tanto na capa como no mapa de layout de Kanto), este documento é, no entanto, muito provavelmente uma coleção de conceitos que Tajiri e Sugimori vinham desenvolvendo há algum tempo.


A Game Freak não conseguiu cumprir o prazo de dezembro de 1991, principalmente porque eles estavam ocupados desenvolvendo Jerry Boy (Smart Ball) e Yoshi  na mesma época. Portanto, pode-se supor que este Pokémon perdido havia sido criado até o final de 1991.

Design Antigo: 

Ao longo de mais de duas décadas de existência da franquia, os designs de alguns Pokémon receberam várias mudanças. Algumas eram temporários, durando apenas um ou dois jogos, enquanto outras permaneceram por um pouco mais de tempo, causando uma desconexão entre os videogames e outras mídias relacionadas a Pokémon.

As primeiras gerações são interessantes porque os sprites dos jogos foram feitos antes das artworks, conforme entrevista para a Game Informer, tornando os "erros" e outras esquisitices nada mais que revisões de design.

A 1ª Geração, por exemplo, teve os designs originais ajustados em alguns lugares, com Pokémon Blue dando novos sprites ao elenco original, embora os sprites traseiros tenham sido deixados inalterados. Yellow mais tarde atualizaria os sprites frontais mais uma vez, desta vez explicitamente baseando-os após a aparição de cada Pokémon na série animada.

Em Gold e Silver, os sprites para os Pokémon de Kanto são baseados principalmente nas artworks de Pokémon Red e Blue, com alguns dos novos elementos introduzidos provisoriamente lá (como as presas de Nidoqueen) retornando. Assim como em Yellow, Crystal posteriormente atualizou um bom punhado de sprites, usando a arte de cada Pokémon como base.
 
Forma Fêmea: Em 2020, a Nintendo sofreu com um vazamento de dados que revelaram builds beta de Pokémon Diamond & Pearl. Nestas builds, mais especificamente na datada de 17 de fevereiro de 2006, descobriu-se que as diferenças de gênero introduzidas na quarta geração seriam para TODOS os Pokémon, praticamente, e não apenas algumas espécies. Com isso, caíram na internet 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon em suas formas fêmea, até então desconhecidas e que foram descartadas ainda antes do lançamento da quarta geração, dentre os quais, estava Ivysaur.

Ivysaur fêmea teria manchas maiores na testa




*Reconstituição por Urbinator17, deviantArt. Utilizada mediante Autorização. Contém: Numeração Fictícia*


De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Ivysaur no Brasil seria "Ervassauro", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.



Razor Leaf
Folha Navalha/Folha Gilete/Folha Cortante
  
Causa Danos e Tem altas Chances de causar Critical Hit. Em Batalhas com múltiplos alvos, acerta todos os adversários adjacentes.



*Variação de cores em Pokémon Stadium*

*Coloração Shiny (diferente da saga core) em Pokémon Stadium2*



.::IMAGENS REFERENTES AO ANTIGO DESIGN AZUL DE IVYSAUR ::.

Vine Whip
Chicote de Cipó/Chicote de Vinha/Chicote de Pinha/Chicote
  
Causa Danos.

Tackle
Investida/Agarrar/Golpe de Colisão/Ataque de Colisão/Atracar/Ataque/Atrelar
  
Causa Danos.





*Ivysaur evoluindo de Bulbasaur*

*Na Pokédex (Kanto 1.0)*



.::IMAGENS REFERENTES AO IVYSAUR DE OLHOS ROXOS ::.

(Chron)
(AG)
Razor Leaf
Folha Navalha/Folha Gilete/Folha Cortante
  
Causa Danos e Tem altas Chances de causar Critical Hit. Em Batalhas com múltiplos alvos, acerta todos os adversários adjacentes.


Solar Beam
Raio Solar/Raio de Sol
  
Carrega durante o primeiro turno e só ataca no segundo, causando danos. Em caso de o Sunny Day ter sido usado anteriormente, este golpe não precisará de um turno para carregar.

Tackle
Investida/Agarrar/Golpe de Colisão/Ataque de Colisão/Atracar/Ataque/Atrelar
  
Causa Danos.

Vine Whip
Chicote de Cipó/Chicote de Vinha/Chicote de Pinha/Chicote
  
Causa Danos.

Leech Seed
Semente Sanguessuga/Semente da Morte/Sanguessuga/Chupa-Vidas
  
Ao usar, uma semente é plantada no adversário ,sugando sua energia (HP) no final de cada turno. A quantia drenada refere-se a 1/8 da quantidade total de HP do adversário. O pokémon do time do usuário que estiver em campo será "recuperado" pela energia sugada do oponente (mesmo que o usuário não esteja mais na luta). Não funciona contra Pokémons do tipo Grass.
Se o adversário possuir a habilidade Liquid Ooze, Leech Seed causará dano ao invés de restaurar o HP do usuário/pokémon em campo.
Se o adversário usar Rapid Spin ou Haze, ele conseguirá se livrar do Leech Seed.
Mesmo que o usuário use Baton Pass, os efeitos de Leech Seed continuarão funcionando, ainda que o pokémon trocado pertença ao tipo Grass.
Em Batalhas em Dupla, Leech Seed restaurará apenas o HP dos Pokémons que estiverem na mesma posição em que o usuário estava (mesmo lado do campo). Se não houver nenhum pokémon naquela posição (no caso de desmaio), o Leech Seed não irá recuperar o HP do pokémon adjacente. E ainda se um pokémon por acaso voltar a ocupar aquela posição (revivido), o Leech Seed não irá lhe recuperar HP, passando apenas a causar dano no oponente.

Postar um comentário

0 Comentários