|| Machoke (Design Antigo) ||
---------------------------
---------------------------
O Pokémon Machoke é conhecido por sua aparência humanoide e musculosa, porém, há um fato curioso sobre ele: sua cor nunca foi totalmente uniforme nos jogos e no anime de Pokémon. Isso ocorre pois o aspecto de Machoke sofreu alterações ao longo das gerações de jogos, passando por diversas tonalidades, o que nos leva à questão: Afinal de contas, qual é a verdadeira cor do Machoke?
Primeira Geração:
Na sua primeira aparição, Machoke tinha uma cor azul claro acinzentado, conforme visto em suas artworks oficiais para Pokémon Red / Green (esquerda) e Red / Blue (direita).
Além disso, em seu sprite traseiro dos jogos da série principal da primeira geração, Machoke possuía uma espécie de "cabelo" que caía em direção às costas, cabelo esse que foi reduzido às três protuberâncias que vemos apenas no topo de sua cabeça atualmente.
No Modelo 3D de Pokémon Stadium, porém, percebe-se uma leve orientação em direção ao roxo. Tal modelo foi reaproveitado em Pokémon Stadium 2, da Segunda Geração.
Segunda Geração:
Quando a segunda geração de Pokémon foi lançada, Machoke apareceu nos jogos com uma cor totalmente diferente. Nos sprites (pequenas imagens usadas nos jogos) dessa geração, ele tinha um tom de verde puxado para o dourado, algo bem diferente do seu azul acinzentado anterior. Essa mudança pode ter sido feita para combinar com as limitações gráficas dos jogos antigos, mas criou uma surpresa para quem já conhecia o Machoke de antes.
Inclusive, a tonalidade verde é a mesma tanto na versão regular quanto na versão brilhante (shiny), sendo a única diferença entre as duas, a coloração dos "rasgos" em seus músculos e do cinturão, que são vermelhos na forma padrão e azuis na forma shiny.
Durante esta fase, no anime, Machoke seguiu sendo exibido na cor cinza (que é a sua cor de acordo com a pokédex), talvez por motivos de consistência.
Gerações 3, 4 e 5:
Nas gerações seguintes, a cor de Machoke mudou novamente. Desta vez, ele apareceu em um tom violeta bastante saturado, enquanto que no anime, ele seguiu sendo exibido como um Pokémon cinza.
Sprite de Pokémon Emerald (3ª Geração)
A Artwork de Ken Sugimori atualizada para os remakes Pokémon FireRed & LeafGreen, da 3ª Geração, mostram Machoke na coloração roxa, porém dessaturada, o que a coloca no meio termo entre o púrpura vibrante dos sprites e o cinza visto no anime e nas gerações anteriores.
Aparência de Machoke durante Pokémon, a Série: Diamante e Pérola (4ª Geração)
Uma curiosidade é que em 2020, a Nintendo sofreu com um vazamento de dados que revelaram builds beta de Pokémon Diamond & Pearl. Nestas builds, mais especificamente na datada de 17 de fevereiro de 2006, descobriu-se que as diferenças de gênero introduzidas na quarta geração seriam para TODOS os Pokémon, praticamente, e não apenas algumas espécies. Com isso, caíram na internet 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon em suas formas fêmea, até então desconhecidas e que foram descartadas ainda antes do lançamento da quarta geração, dentre os quais, estava Machoke.
Machoke fêmeas teriam cristas mais curtas, mas esta forma nunca foi implementada na versão final. Observe que a coloração do Pokémon seguia roxa.
Sprite de Pokémon Black & White, e Pokémon Black 2 & White 2 (5ª Geração)
Na Artwork do Dream World (5ª Geração), Machoke é novamente cinza, contradizendo os sprites dos jogos e a artwork oficial de Ken Sugimori.
6ª Geração em Diante:
Quando chegamos à sexta geração, Machoke teve uma leve mudança na sua coloração novamente. Mas não apenas ele: TODOS os Pokémon tiveram uma dessaturação em sua aparência, conforme Pokémon migrou do 2D para o 3D, e agora todos os modelos possuem uma aparência menos vibrante e mais "opaca". Isso tornou a puxar Machoke na direção do cinza, que havia se perdido nas 3 gerações anteriores.
Aparência de Machoke durante Pokémon, a Série: XY (6ª Geração)
Mugshot de Pokémon Super Mystery Dungeon (6ª Geração)
Modelo da Pokédex de Alola em Pokémon Sun & Moon (7ª Geração)
Modelo de Pokémon Legends: Arceus (8ª Geração)
Artwork de Machoke no Pokémon HOME (8ª e 9ª Geração)
Sprite do Menu de Pokémon Scarlet & Violet (9ª Geração)
Essa variação de cores ao longo das gerações é um exemplo de como os Pokémon podem mudar com o tempo, seja para se adaptarem a novas tecnologias de jogos ou por decisões dos criadores. No caso de Machoke, essas mudanças de cor deram ao Pokémon um visual novo a cada geração, fazendo com que ele nunca tivesse uma aparência completamente fixa. Atualmente, com o advento do Pokémon HOME, a Game Freak tem tentado manter Machoke em um tom de roxo muito dessaturado, ao ponto de parecer-se cinza claro. Todavia, não há como afirmar que seu design não possa ser alterado novamente em jogos futuros.
De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Machoke no Brasil seria "Machave", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.
0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!
Siga-nos no Instagram: @plusmovedex
E não se esqueça: Mantenha o respeito e a cordialidade nos comentários!