Poké-Arquivo: Ju-doh (Beta Machamp) + Design Antigo + Forma Fêmea


|| Machop (Design Antigo) ||
---------------------------
Beta Machop > lv. 25 > Beta Machoke > lv. 42 > Beta Machamp
---------------------------
Base Stats (1ª Geração, apenas): HP
90
ATK
130
DEF
80
SPD
55
SPC
65
TOTAL
420
SPECIAL Split - Base Stats (Beta) [1999]:HP
90
ATK
130
DEF
80
SpA
65
SpD
90
Spe
55
TOTAL
510
Base Stats (Final):HP
90
ATK
130
DEF
80
SpA
65
SpD
85
Spe
55
TOTAL
505
---------------------------
Entrada de Machamp no Livro Pokédex (1996), lançado exclusivamente no Japão pela Creatures Inc com a contribuição do criador de Pokémon, Satoshi Tajiri (e de acordo com Ken Sugimori, ele fez as primeiras artworks de Pokémon especificamente para este livro):


Montanhas
Aqui, nós perfilamos Pokémon que vivem em ambientes montanhosos a mais de 1.000 metros acima do nível do mar. Muitos desses Pokémon que vivem nas montanhas exibem adaptações evolutivas em seus corpos, tanto total e parcialmente, talvez devido aos seus habitats inóspitos. Eles também podem aparecer em pastagens e até mesmo em cidades de vez em quando.

# 52. Machamp: Seus quatro braços totalmente desenvolvidos podem desferir mil socos em apenas dois segundos. Embora sejam considerados a evolução de Machoke, ninguém ainda testemunhou sua evolução. Em geral, os Pokémon evoluem com o crescimento. No entanto, estudos recentes concluíram que Machamp e Golem não evoluíram com o crescimento.


À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:



Machop
LV.143 Karate ChopLV.20Low Kick


Moveset completamente diferente. Na versão final, pode aprender Strength via HM.
LV.1666 Cut Sound Move?LV.25Leer
LV.185 Comet PunchLV.32Focus Energy
LV.207 Upper CutLV.39Seismic Toss
LV.2290 SubmissionLV.46Submission
LV.2496 Strength



Machoke
LV.2850 Cut Physical Move?LV.20Low Kick


Na versão final, pode aprender Counter e Mega Punch via TM.
LV.3192 CounterLV.25Leer
LV.346 Mega PunchLV.36Focus Energy
LV.3791 Low KickLV.44Seismic Toss
LV.408 Bye-Bye PunchLV.52Submission



Machamp
LV.4637 Mega KickLV.20Low Kick


Na versão final, pode aprender Mega Kick via TM.
LV.50159 BarrierLV.25Leer
LV.36Focus Energy
LV.44Seismic Toss
LV.52Submission
Cut Sound Move = Movimento Sonoro Cortado
Em Pokémon Red & Green Beta, os movimentos estavam ordenados conforme sua "categoria", a exemplo de movimentos de soco, movimentos de raio, etc..., e "Movimentos de Som ou Sonoros". Claro que nesta época, ainda não existiam todas as Mecânicas de Som vistas nas gerações seguintes, mas alguns movimentos já estavam agrupados na lista interna como movimentos sonoros, a exemplo de Sing.

Cut Physical Move = Movimento Físico Cortado
Em Pokémon Red & Green Beta, e em todos os jogos da Primeira à Terceira Geração, os movimentos não era Físicos ou Especiais por si só, mas de acordo com o seu Tipo. Em outras palavras, era o tipo que determinava como os golpes se comportavam. Os tipos cujos movimentos eram Físicos eram: , na Primeira Geração, além do Tipo Descartado , e do Tipo , que só foi introduzido na Segunda. Considerando que os jogos da Primeira Geração foram os mais introduziram Movimentos de Tipo Normal (dentre todas as gerações, até o presente momento), e de que cada Pokémon aprende pelo menos 1 golpe deste Tipo, a probabilidade é alta de que este Movimento Físico Descartado, cujos dados estão faltando, tenha sido de Tipo Normal.
---------------------------

Egg Moves Beta (Gen II - Pokémon Gold & Silver) [1999]:

Machop
1999/08/17Vital ThrowDoubleslapCounterRock ThrowFalse Swipe
1999/08/22Light ScreenBaton PassTail WhipEncoreFire Punch
1999/08/30Light ScreenMeditateRolling KickEncore

---------------------------
Legenda:
NegritoDiferença de Movimentos entre as Builds/Datas.
Vermelho: Nenhum Pai válido para Passar o Movimento adiante (Breeding).
Azul: O Pokémon já pode aprender tal movimento via TM, o que faz com que o Egg Move seja redundante.


DESIGNS ANTIGOS:

Originalmente tinha quatro dedos em cada mão em vez de cinco. Também tinha uma ornamentação de cabeça diferente. Em vez de uma crista de três partes, tinha uma única crista acompanhada por dois chifres.


O sprite traseiro da Geração I e o sprite frontal Red e Blue não têm lábios definidos. Os sprites de Gold, Crystal e da Geração III não têm um cinto, como visto em sua arte de Red e Blue.


FORMA BRILHANTE/SHINY (SPACEWORLD '97):

Pokémon brilhantes já existiam na demo de Pokémon Gold exibida na Spaceworld '97, embora de uma forma bastante rudimentar. Tinham uma taxa de aparição de 81/4096 ou ~1,977% (consideravelmente maior que a taxa final de 1/8192).


Além disso, ao encontrar um Pokémon Shiny na natureza, nenhuma animação especial era exibida; a animação utilizada para os Pokémon brilhantes nos jogos finais é realmente implementada nesta demo, mas por alguma razão só é atribuída a Pikachu e Sunflora não brilhantes, ou seja, suas formas regulares.

Devido a esta build ser para o Super Game Boy e não para o Game Boy Color, a gama de cores disponíveis é incrivelmente limitada. Assim, além das 10 paletas de Pokémon que retornaram de Red e Green, outras 10 foram adicionadas como seus equivalentes brilhantes. Assim, todos os Pokémon que pertencem a uma determinada paleta, também compartilham a mesma coloração shiny.

(Clique para Ampliar)
 
SHINIES EM POKÉMON GOLD, SILVER E CRYSTAL:

No Game Boy Color, os Pokémon eram desenhados com poucas cores porque o console só conseguia mostrar um número limitado delas de uma vez. Cada "desenho" dos Pokémon só podia usar até 4 cores, e uma delas precisava ser transparente para o fundo. Além disso, a tela era pequena e tinha poucos pontos (pixels) para fazer os desenhos, então os criadores precisavam usar cores fortes e bem diferentes entre si para que os Pokémon fossem fáceis de reconhecer.  

Quando os Shinies apareceram pela primeira vez, na segunda geração, isso trouxe mais desafios, porque as cores diferentes deles nem sempre ficavam tão visíveis ou bonitas no Game Boy Color. Com o tempo, conforme os consoles foram ficando mais poderosos e os jogos foram mudando de estilo, muitos desses Shinies ganharam cores novas para ficarem mais bonitos e chamativos.


Machoke e Machamp, por outro lado, não parecem muito diferentes do seu aspecto moderno. Créditos: Vermilion Juice (x.com)


LOW POLY:

Os modelos dos jogos da série Pokémon Stadium para Nintendo 64 são considerados low poly (com baixa contagem de polígonos). Isso ocorre devido às limitações de hardware do console, que precisava equilibrar desempenho e qualidade visual para renderizar batalhas Pokémon em 3D com animações fluidas.
No Pokémon Stadium, cada modelo de Pokémon é composto por um número reduzido de polígonos para manter a performance, mas os designs foram otimizados para capturar a essência dos personagens de forma reconhecível. Além disso, o uso de texturas simples e bem ajustadas ajudava a compensar a limitação de detalhes nos modelos. Comparados aos gráficos modernos, os modelos parecem bastante básicos, mas na época representaram um grande avanço em relação aos sprites 2D usados nos jogos principais da série para Game Boy.


De acordo com os vazamentos do Tera Leak de Outubro de 2024, a Game Freak estava considerando "reciclar" os modelos de Pokémon Battle Revolution para Pokémon X e Y, os primeiros jogos totalmente 3D da série principal da franquia. Os modelos de PBR, por sua vez, já eram reciclados de XD e Colosseum, que eram reciclados de Stadium 1 e Stadium 2.


FORMA FÊMEA:

Em 2020, a Nintendo sofreu com um vazamento de dados que revelaram builds beta de Pokémon Diamond & Pearl. Nestas builds, mais especificamente na datada de 17 de fevereiro de 2006, descobriu-se que as diferenças de gênero introduzidas na quarta geração seriam para TODOS os Pokémon, praticamente, e não apenas algumas espécies. Com isso, caíram na internet 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon em suas formas fêmea, até então desconhecidas e que foram descartadas ainda antes do lançamento da quarta geração, dentre os quais, estava Machamp.

A fêmea de Machamp teria protuberâncias menores na cabeça


Ao longo de mais de duas décadas de existência da franquia, os designs de alguns Pokémon receberam várias mudanças. Algumas eram temporários, durando apenas um ou dois jogos, enquanto outras permaneceram por um pouco mais de tempo, causando uma desconexão entre os videogames e outras mídias relacionadas a Pokémon.

As primeiras gerações são interessantes porque os sprites dos jogos foram feitos antes das artworks, conforme entrevista para a Game Informer, tornando os "erros" e outras esquisitices nada mais que revisões de design.

A 1ª Geração, por exemplo, teve os designs originais ajustados em alguns lugares, com Pokémon Blue dando novos sprites ao elenco original, embora os sprites traseiros tenham sido deixados inalterados. Yellow mais tarde atualizaria os sprites frontais mais uma vez, desta vez explicitamente baseando-os após a aparição de cada Pokémon na série animada.

Em Gold e Silver, os sprites para os Pokémon de Kanto são baseados principalmente nas artworks de Pokémon Red e Blue, com alguns dos novos elementos introduzidos provisoriamente lá (como as presas de Nidoqueen) retornando. Assim como em Yellow, Crystal posteriormente atualizou um bom punhado de sprites, usando a arte de cada Pokémon como base.
 

Na versão Beta de Pokémon Red & Green, o nome ocidental de Machamp seria "Judoh". Isto pode ser visto em um Pôster promocional Australiano datado de 1998, contendo os primeiros nomes ocidentais dos Pokémon da 1ª Geração.

*Pôster Australiano de 1998*

De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Machamp no Brasil seria "Machampeão", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.

Postar um comentário

0 Comentários