|| Arbok (Designs Antigos) ||
----------------------------
Beta Ekans > lv. 26 > Beta Arbok
----------------------------
Base Stats (1ª Geração, apenas): | HP 60 | ATK 85 | DEF 69 | SPD 80 | SPC 65 | TOTAL 359 |
BETA EKANS
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:
BETA ARBOK
À esquerda, Learnset Beta, à direita, o Learnset Final de Pokémon Red & Green:
Unknown = Desconhecido
Cut Physical Move = Movimento Físico Descartado
Cut Beam Move = Movimento de Raio Descartado
Durante toda a primeira geração, o sprite traseiro de Arbok apresentava marcas em forma de onda nas costas. Várias de suas entradas no pokédex afirmam que há rumores de que as ferozes marcas de advertência em sua barriga diferem de região para região, mas nenhuma delas informa sobre padrões nas costas.
Além disso, em Pokémon Red & Green, seus "anéis" pareciam ser segmentos individuais que se conectavam, e não apenas listras. O padrão em sua barriga é o padrão mais comumente visto no anime.
Sua artwork oficial por Ken Sugimori, para Pokémon Red & Green, em aquarela, mostra Arbok como sendo um Pokémon de cores frias, um roxo quase cinza, enquanto nos sprites dos jogos, em especial no de Pokémon Yellow, Arbok apresenta cores mais vibrantes.
O mesmo padrão da artwork de Red & Green foi visto novamente no anime, porém assim como nos jogos, com cores mais vivas, um tom de violeta, ainda que as artworks oficiais da Série Original da animação mostrem a naja em pelo menos 3 tons diferentes de roxo.
Já em Pokémon Stadium, os Pokémon podem apresentar diferentes matizes (color hues) quando possuem nickname e com Arbok não é diferente. Suas cores possíveis vão desde um tom de verde água escuro, passando por um roxo quase cinza, até chegar no violeta. Assim como acontece com vários outros Pokémon, Stadium 2 apresenta um Shiny único para Arbok: Verde água acinzentado com marcas em roxo e rosa.
A artwork oficial de Pokémon Blue, também por Ken Sugimori, mostra Arbok em um tom de violeta, só que com outro padrão na barriga. As marcas deste padrão se assemelham muito mais a olhos e uma boca, e possui sobrancelhas, além de duas pontinhas pretas que lembram dentes.
Este padrão foi visto em uma arte oficial de Jessie por Ken Sugimori, para o Pokémon Trading Card Game (TCG) [ou Pokémon Estampas Ilustradas, aqui no Brasil]. Porém, curiosamente, nunca foi visto com a Arbok de Jessie no anime!
Um padrão extremamente similar foi visto nos jogos da segunda geração, Pokémon Gold, Silver e Crystal, só que sem sobrancelhas, e com a ausência de dentes nesta "boca".
Note que este Arbok tinha um Shiny verde oliva, com detalhes em lilás.
Além disso, aqui Arbok apresenta apenas quatro dentes, dois em cima e dois embaixo, enquanto no anime, ela possui pelo menos quatro em cima e oito embaixo.
Em Pokémon Pinball, o mesmo padrão com olhos redondos é visto, só que sem dentes e sem sobrancelhas.
Algo parecido é visto no videogame Pokémon Trading Card Game 2: The Invasion of Team GR!.
Já no Game Boy Pokémon Sound Collection, um CD que reúne músicas do console, Arbok ganha uma nova artwork, com um novo padrão em sua barriga, lembrando olhos amarelos, com detalhes pretos ao redor.
Vários padrões diferentes também foram vistos em mangás/tirinhas, em preto e branco.
No TCG, Arbok apresenta uma variante chamada "Dark Arbok", na qual o rosto em sua barriga fica mais macabro, com dentes vermelhos e olhos igualmente escarlates, delineados por amarelo, como se estivessem em chamas. Sua pele é agora cinza claro.
Na terceira geração, em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, Arbok retorna com o padrão da artwork de Pokémon Blue, com sobrancelhas, dentes e tudo. Seu Shiny foi alterado permanentemente para dourado com detalhes em azul, em oposição ao verde oliva com lilás da Geração 2.
Mas ainda na 3ª Geração, em Pokémon FireRed e LeafGreen, Arbok retorna ao padrão original, visto na Arbok de Jessie no anime, e na primeira geração de jogos, bem como na artwork original de Red & Green. Perceba também que o tom de pele ficou um pouco menos avermelhado.
Em Pokémon Ranger, mais um padrão foi introduzido, desta vez com uma linha que sai do meio da "boca" e se une às "sobrancelhas", que terminam em uma pinta preta.
Ainda na terceira geração, em Pokémon FireRed & LeafGreen, a artwork principal de Arbok por Ken Sugimori foi redesenhada e ela ganhou uma nova artwork oficial na animação, baseada na mesma, com seu padrão original e mais comum. Mas note que, enquanto a artwork dos jogos utiliza cores mais sóbrias, a do anime traz cores saturadas, com o típico violeta visto na Arbok de Jessie desde o começo da série animada.
A este padrão, que é o mais comum, é dado o nome de "Padrão Regenerativo" no mangá Pokémon Adventures. A Arbok da Elite 4 Agatha, no mesmo mangá, pode mudar livremente os padrões em seu peito.
Vale mencionar que em concept arts oficiais, Arbok é visto com três padrões diferentes, que são mostrados tanto no mangá Pokémon Adventures (onde são chamados de Padrão de Invulnerabilidade, de Ataque e de Velocidade, respectivamente), quanto no anime, em uma "Oak Lecture", uma breve aula do Professor Carvalho ao final do Episódio 164 - Mantendo a Tradição!, na versão japonesa.
Estes padrões, no entanto, jamais foram vistos nos jogos.
E por fim, mas não menos importante, com a chegada da sexta geração e os modelos 3D, Arbok teve suas cores dessaturadas nos jogos, mas ela não foi a única: todos os Pokémon sofreram com uma queda brusca em sua saturação. Desde então, o "Padrão de Regeneração" tem se mantido como o único padrão em todos os jogos da franquia.
Ao longo de mais de duas décadas de existência da franquia, os designs de alguns Pokémon receberam várias mudanças. Algumas eram temporários, durando apenas um ou dois jogos, enquanto outras permaneceram por um pouco mais de tempo, causando uma desconexão entre os videogames e outras mídias relacionadas a Pokémon.
As primeiras gerações são interessantes porque os sprites dos jogos foram feitos antes das artworks, conforme entrevista para a Game Informer, tornando os "erros" e outras esquisitices nada mais que revisões de design.
A 1ª Geração, por exemplo, teve os designs originais ajustados em alguns lugares, com Pokémon Blue dando novos sprites ao elenco original, embora os sprites traseiros tenham sido deixados inalterados. Yellow mais tarde atualizaria os sprites frontais mais uma vez, desta vez explicitamente baseando-os após a aparição de cada Pokémon na série animada.
Em Gold e Silver, os sprites para os Pokémon de Kanto são baseados principalmente nas artworks de Pokémon Red e Blue, com alguns dos novos elementos introduzidos provisoriamente lá (como as presas de Nidoqueen) retornando. Assim como em Yellow, Crystal posteriormente atualizou um bom punhado de sprites, usando a arte de cada Pokémon como base.
Na versão Beta de Pokémon Red & Green, o nome ocidental de Arbok seria "Nagaasp". Isto pode ser visto em um Pôster promocional Australiano datado de 1998, contendo os primeiros nomes ocidentais dos Pokémon da 1ª Geração.
*Pôster Australiano de 1998*
De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Arbok no Brasil seria "Ajan", MAS o projeto foi descontinuado e o nome brasileiro acabou sendo descartado.
*Melhoria na Artwork de Dark Arbok feita por #Kevin_ the-fake-dexter no site I♥IMG*
*Diferentes Padrões de Arbok*
*Padrão de Velocidade*
*Padrão de Ataque*
*Padrão de Invulnerabilidade*
*Variação de cores em Pokémon Stadium*
*Coloração Shiny (diferente da saga core) em Pokémon Stadium2*
0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!
Siga-nos no Instagram: @plusmovedex
E não se esqueça: Mantenha o respeito e a cordialidade nos comentários!