Poké-Arquivo: Beta Charizard + Design Antigo (Shiny)


|| Beta Charizard ||
 
---------------------------
Base Stats (Beta - 1ª Geração)
HP — 078
Atk — 084
Def — 078
Spe — 100
Spcl — 085
Total : 425
---------------------------
Base Stats (Shiny - 2ª Geração)
HP — 078
Atk — 084
Def — 078
SpA — 109
SpD — 085
Spe — 100
Total : 534


Charizard tem pelo menos dois designs beta, sendo o primeiro conhecido como Dragon4, que você pode conferir clicando aqui. E o segundo, uma variação vista em uma artwork oficial na qual Charizard foi representado com apenas um chifre na cabeça, ao invés de dois, como na versão final.

Além disso, Charizard também possuiu um Shiny descontinuado que consistia na coloração roxa com asas verdes (em Pokémon Gold, Silver & Crystal) ou roxo com asas castanhas (Pokémon Stadium2). Esta forma foi vista mais recentemente no jogo Super Smash Bros. Ultimate, como uma das colorações alternativas possíveis para Charizard no game.



Visto pela primeira vez em uma Artwork oficial por Ken Sugimori, datada de 1996, o design antigo de Charizard, no qual o mesmo foi retratado com apenas um chifre, apareceu também no mangá Pokémon Zensho, e desde então, não foi mais visto, pelo menos até o vazamento de versões beta de Pokémon Diamond & Pokémon Pearl...

Durante os estágios de desenvolvimento da Quarta Geração, todos os Pokémon presentes nos jogos (ou pelo menos a maioria) teriam variações de gênero e a forma fêmea de Charizard (sprite do lado direito, abaixo) lembrava muito o design beta de Charizard lá na Primeira Geração (com um chifre só). A forma fêmea desta espécie, entretanto, foi descartada antes mesmo do lançamento dos jogos Pokémon Diamond & Pearl. Tomamos conhecimento desse "dimorfismo sexual" de Charizard a partir de um vazamento ocorrido em 19 de dezembro de 2019, no qual 558 (quinhentos e cinquenta e oito) sprites de Pokémon da 4ª Geração vazaram, revelando diferenças entre machos e fêmeas nunca antes lançadas.


Além disso, durante a segunda geração dos jogos Pokémon, a paleta de cor do Charizard Shiny/Brilhante era diferente da coloração atual, implementada a partir da terceira geração. O Shiny antigo era majoritariamente roxo, enquanto que o Shiny atual é preto com asas vermelhas. Assim sendo, o Charizard roxo também passou a ser um design antigo/descontinuado do inicial de fogo de Kanto.

Recolor por @Kr0nn1cK



Fly
Voar
  
No turno em que Fly é selecionado, o usuário voa extremamente alto, protegendo-se da maioria dos ataques inimigos (turno semi-invulnerável). Fly causará danos no alvo apenas no segundo turno. Fora das batalhas, pode ser usado para retornar a cidades já visitadas.

*Charizard de 1 chifre em Pokémon Zensho*

*Modelo 3D do antigo Charizard Shiny em Pokémon Stadium 2*

*Variação de cor em Super Smash Bros. Ultimate, claramente baseada no Shiny antigo de Charizard*



*Charizard de um chifre no mangá Pokémon Zensho*

Fly (Zensho)
Voar
  
No turno em que Fly é selecionado, o usuário voa extremamente alto, protegendo-se da maioria dos ataques inimigos (turno semi-invulnerável). Fly causará danos no alvo apenas no segundo turno. Fora das batalhas, pode ser usado para retornar a cidades já visitadas.

*Ataque Físico Não-Creditado (Zensho)*
Provavelmente refere-se a Tackle, já que foi visto utilizando este ataque como Charmander, no mesmo mangá, ainda que Charizard não possa aprender Tackle legalmente nos jogos.

Tackle
Investida/Agarrar/Golpe de Colisão/Ataque de Colisão/Atracar/Ataque/Atrelar
  
Causa Danos.



*Shiny Antigo de Charizard (Stad2)*

Flamethrower (Stad2)
Lança-Chamas
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de causar queimaduras no alvo.

Fire Blast (Stad2)
Rajada de Fogo / Explosão de Fogo
  
Causa Danos e Tem 10% de chances de causar queimaduras no alvo (30% na 1ª Geração).

Double Team (Stad2)
Time Duplo / Multiplicar / Estroboscópio / Time Duplicado
  
Aumenta a evasion do usuário em 1 estágio. Este movimento pode ser amplificado por um Normalium Z, tornando-se Z-Double Team e resetando todos os stats do usuário diminuídos em batalha, além dos efeitos anteriormente mencionados.

*Deixando a Pokébola (Stad2)*

*Variação de cor em Super Smash Bros. Ultimate, claramente baseada no Shiny antigo de Charizard*



Vários movimentos descartados foram encontrados nos códigos de Pokémon & Green Beta. Dentre eles, havia um movimento de index number #34 chamado Kick (ou simplesmente "Chute", no bom e velho português). Os únicos Pokémon que conheceriam este movimento seriam Charmander e Squirtle naquele ponto de desenvolvimento do jogo.

Haveria também outro movimento, de index number #55 chamado Lunge (Estocada), que seria aprendido por Pokémon de vários tipos (o que poderia indicar se tratar de um golpe tipo Normal), sendo eles: Charmander, Wartortle, Raticate, Arbok, Clefable, Arcanine, Psyduck, Onix, Slowpoke, Dratini e pelo Pokémon Index 127. Mais tarde, na 7ª Geração, foi introduzido um movimento do tipo Inseto com o mesmo nome, mas sem nenhuma relação com o golpe da primeira geração que foi descartado.

E por fim, mas não menos importante, o movimento de index number #160 chamado F Wall (provavelmente em referência a Firewall - Muro de Fogo), que seria aprendido por Charmeleon e Arcanine.

Obviamente, evoluindo o inicial de Fogo de Kanto para sua forma Final também levaria consigo tais movimentos que foram descartados, o que quer dizer que Charizard também teria acesso a estes golpes.


De acordo com o Projeto Bolsodex, ocorrido no ano de 1998 após a popularização de Pokémon no Japão, o nome de Charizard no Brasil seria "Charigarto", MAS o projeto foi descontinuado e ficamos conhecendo o Charizard como Charizard mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.