Protótipos de Pokémon da 7ª Geração


Nesta página, você encontrará todas as informações sobre todos os Protótipos de Pokémon que se tem conhecimento, pertencentes à sétima geração de jogos, que foi lançada mundialmente em 2016 com os títulos Pokémon Sun & Moon.

-----------------------------------------------

Codinome dos Jogos

Os jogos Pokémon sempre recebem um codinome ao invés do nome que conhecemos atualmente. Estes codinomes são utilizados durante o desenvolvimento, provavelmente a fim de evitar vazamentos ou algo do gênero. Pokémon Sun & Moon têm como codinome Niji, que literalmente significa Arco-Íris em Japonês. Talvez este codinome tenha sido escolhido já que o arco-íris é um fenômeno que preenche o céu, tal como o sol e a lua e represente as cores e a luz, tanto a claridade do dia quanto a escuridão da noite. Ultra Sun & Ultra Moon têm como codinome Momiji, que é uma palavra japonesa referente às folhas que caem no outono. Não se sabe por qual razão este codinome foi escolhido. E por fim, mas não menos importante, Pokémon Let's Go, Pikachu! & Eevee! têm como codinome Beluga, que é uma espécie de cetáceo que habita a região ártica e subártica. Espécies de baleias, por alguma razão, são frequentemente escolhidas para serem os codinomes dos jogos Pokémon.


Niji é uma "sigla" para New Standart of Interactive Joy and Innovation (Novo padrão de alegria e inovação interativa).


-----------------------------------------------


DOCUMENTO 1 - 7 de Outubro de 2013

Para começar, precisamos estabelecer as origens exatas da geração 7. Acontece que elas remontam a uma série de reuniões realizadas pouco antes do lançamento de X e Y. Portanto, os documentos mais antigos da Geração 7 datam de 7 de outubro de 2013, apenas 5 dias antes do lançamento da 6ª Geração. Nesse ponto, a Geração 7 já tinha um título provisório que você provavelmente já conhece: Projeto Next. E muito rapidamente, os documentos mergulham nas ideias iniciais para os Pokémon mascotes dos jogos.

Os Pokémon lendários da próxima série são incríveis. A primeira versão tem um Pokémon com aparência masculina, e a versão dois tem um Pokémon lendário com aparência feminina. Se você coletar ambos e ativar um evento, um Pokémon lendário com aparência infantil apareceria. Ao lado, havia um diagrama desse trio lendário.


Silhuetas provisórias (placeholders), mas que deixam claro que a prole seria uma mistura dos mascotes de cada versão.

As notas continuam. Este Pokémon lendário com aparência infantil evolui. Ele será lançado como uma terceira versão após as sequências na quinta geração e o cancelado Pokémon Z. Isso mostra que a Game Freak ainda estava aberta à ideia de retornar à franquia o modelo tradicional da terceira versão.

Além disso, parece que, neste plano, a criança lendária seria o mascote da capa, e não Necrozma. O evento em si foi projetado para ser acionado apenas uma vez por arquivo salvo, incentivando os jogadores a trocar com a versão oposta para desbloqueá-lo. Os documentos chegam a mencionar como isso seria uma traição ao senso comum, já que Pokémon lendários normalmente não evoluem nem têm descendentes.

Além dos lendários, o primeiro encontro foi repleto também de ideias ambiciosas de jogabilidade, como um conceito que considerava permitir que os jogadores carregassem vários conjuntos de Equipes Pokémon simultaneamente com acesso total para organizar seu PC de qualquer lugar, um recurso que chegaria gerações mais tarde.


Também houve uma proposta para um modelo de DLC da 7ª geração. Note que isso foi apresentado junto com a terceira versão. A Game Freak descreveu-o como incluindo novos Pokémon, conteúdo adicional, mapas adicionais, eventos adicionais, treinadores adicionais e diversão sem fim. Havia também um modo de sobrevivência.

O conceito surgiria várias vezes durante o desenvolvimento. Mas nesta versão, você começaria preso em uma instalação sem Pokémon ou ferramentas. No início, você encontraria um Pokémon e juntos tentariam escapar. O ciclo de jogo envolvia elementos de sorte e conhecimento supostamente inspirados em jogos roguelike, e um dos objetivos era incentivar os jogadores a usarem Pokémon que eles normalmente nunca tentariam. Além disso, uma versão inicial de uma batalha real de treinadores, que era um torneio de nocaute para 32 jogadores usando as regras do último treinador de pé. Uma versão simplificada disso apareceria no jogo final.

Em Pokémon Island, o protagonista descobriria uma ilha deserta e a desenvolveria ao longo do tempo, usando seus Pokémon para reunir recursos e construir instalações. Vejo isso como uma mistura inicial de Pelago e Dragon Quest. Em seguida, o próprio protagonista surfará, o que se tornaria um minigame nos jogos Ultra. O Havaí já existia, sendo também mencionado, o que significa que o cenário já havia sido decidido a essa altura. Vale destacar que você usaria um prancha de surfe para deslizar nas águas, e Pokémon menores poderiam surfar junto.


O emulador de GB era outro. Uma ideia interessante seria poder jogar títulos anteriores como Red e Green na tela inferior e transferir os Pokémon que você pegou PARA o Projeto Next. Embora nunca tenhamos tido esse recurso específico e a primeira geração tenha sido lançada no Virtual Console com compatibilidade ao Pokémon Bank.

Além disso, houve um movimento inspirado no Kamehameha, que foi apresentado como uma referência para a cultura havaiana.


A Gamefreak não tinha certeza se a sétima geração seria lançada no 3DS ou no Switch.


Uma Ilha só com os Pokémon que você "abandona" / dá "release". Os Pokémon voltariam a ser selvagens e poderiam ser capturados por outros jogadores.


Você poderia fazer Pokémon viverem em ilhas que não há nenhum Pokémon, permitindo que você tenha seus próprios encontros / controlar os encontros com Pokémon...

Ao mandar seus Pokémon para a Ilha, os Pokémon iriam gradualmente se estabelecer por lá.


Um Pokémon que te Anima!

Um Pokémon que te Guia!

Um Pokémon que te dá itens!


Um Pokémon que age como uma ponte.

Expressando a diversidade de chifres e presas.
Haveria Pokémon com diferentes chifres e presas dependendo da sua versão. O Breeding seria afetado não apenas pela versão do jogo, mas também pela combinação de macho e fêmea.


Performance de Vitória ao derrotar batalhas especiais contra Gym Leaders e Bosses.

Os Ginásios da metade do jogo (1º ao 6º) poderiam ser enfrentados em qualquer ordem.

Item-Free Battle: Um Tipo Simples de Batalha Pkmn sem itens.


Batalhe na escuridão: Sem ver seu oponente e sem saber seu nome.

Pokémon Futsal. Aparentemente um mini-game que envolveria Pokémon e Treinadores.


Support Battle: Batalha de Suporte. Um Tipo de Batalhas em que você daria instruções para seus Pokémon ao invés de especificar movimentos. Ex:

Vá! → Ataque
Proteja-se → Defesa (Redução de Dano)
Desvie → Defesa (Esquiva, se bem sucedida, o dano é anulado, se mal sucedida, o dano é dobrado)
Faça o seu Melhor → Deixar o Pokémon livre para escolher o que fazer.

Festival Pokémon: Um Festival in-game no último final de semana do mês onde você poderia lutar contra treinadores famosos do passado e do presente. Você poderia trocar itens com treinadores com que você já se encontrou antes.

Pokémon Team Battle: Use a stylus para decidir o curso que os Pokémon devem seguir. Um game simples de simulação onde você pode ganhar ao capturar a bandeira ou aniquilar seus oponentes.


A sua mãe seria quem plantaria suas Berries.


Quando você seleciona uma técnica, é dito que ela é inválida. "Pokémon são relutantes em revelar o nome de seus movimentos". Uma mensagem é mostrada, amortecendo o golpe antes da execução.

Se você mandar um sinal de SOS usando um dispositivo de comunicação, você será transportado para o local designado. Há uma pessoa e um Pokémon que voa para carregar o protagonista (Beta Taxi Aéreo?).


Colheita de Ovos.

Se você tiver amigos online, seu O-power é ativado automaticamente.

Quando a pessoa registrada (que pode ser tanto os pais quanto a criança) liga a energia, terá um efeito similar a ativar o O-power.


Você poderia voar para instalações e cavernas dentro da Road Tower.

Trends nas Batalhas Pokémon: Após o Torneio Wi-Fi ou o Campeonato Mundial de Videogames, você poderia aprender sobre Pokémon populares no competitivo e os movimentos que eles usaram.

Informação adicional durante a batalha: Para movimentos com mudanças climáticas e Trick Room.

Mesmo se houverem 2 Pokémon Selvagens, você poderia capturar os 2.


Batalha Wi-Fi Gratuita.

Redes para Caçar Insetos e Pescar Pokémon Aquáticos.

Mundo Perdido: Deixado no mesmo estado que tinha há centenas de milhões de anos atrás. Um lugar incrível onde você poderia encontrar Pokémon Fósseis. Haveria também Genesect antes de ele ter sido modificado.


Mecânica de Seguir Pegadas.

Jogatina que muda os encontros: Se você soltar um Pokémon nas pastagens ou em ilhas desertas, você poderia encontrar a mesma espécie de Pokémon, suas formas evoluídas e Pokémon do mesmo tipo, além de Pokémon do mesmo egg group. Você sempre poderia retornar Pokémon libertos na natureza ao seu time.

Zona de Captura Pokémon Proibida: Um Lugar onde Pokémon poderosos aparecem. Um lugar para ganhar XP, mas é proibido capturas para impedir que o jogo se torne muito fácil ao capturar um Pokémon forte demais.


Batalha entre os Pokémon da Box: Os Pokémon são selecionados aleatoriamente.

Dentro da Box: Você poderia brincar de pega-pega ou esconde-esconde.

Fogo, Água ou Planta? Se você se comunicasse com alguém que escolheu o mesmo inicial que você, você receberia pontos extras.


Bingo Pokémon: Bingo baseado no tipo de Pokémon em frente à pessoa que você passa.

Guia de Recomendações: Quando um Pokémon estivesse com condições de status, por exemplo, seria mostrado itens recomendados.

Um Pokémon Completamente Desconhecido: Quando você o captura, nenhum texto aparece na Pokédex. Ao completar o evento para explorar a ecologia desse Pokémon, o texto seria adicionado.


Rock Smash para destruir várias coisas repetidamente pressionando o Botão A sem ter que usar nenhum efeito / Pokémon para isso.

Ramificação do Cenário: Eventos mudam dependendo do gênero do protagonista.

Histórias dos Líderes de Ginásio e eventos para cada um deles.


O Pikachu Surfista retorna e ensina a técnica de Surf / te entrega o HM.

Mestre dos Efeitos Excelentes: Contaria quantas vezes você deu um golpe extremamente efetivo (x4). Dependendo do número de vezes que você fizesse isso, você receberia itens como recompensa.


Fortalecimento Automático de Treinador(a): Depois de zerar o jogo, os níveis e os dados dos treinadores seriam automaticamente aumentados. Isso daria importância para mapas que você não mais visitaria.

Sherpa: Um Guia para uma Equipe de Montaria. Precursor do Poké Ride?

Pokémon Sherpa: Pokémon Selvagens ou emprestados lutariam ao seu lado, sempre em uma Double Battle, como uma ideia para usar um sétimo Pokémon.


Super Creche: Isso fará com que seus Pokémon (na equipe) progridam mesmo enquanto o console estiver desligado.

Daycare Real: Faça upload dos seus dados de jogo para o servidor antes de desligar o game. Um conhecido poderia pegar os seus Pokémon, treiná-los, fortalecê-los e sobrescrever os dados que você enviou.

Contador de Histórias do Mundo Pokémon: Ele falaria sobre eventos de jogos do passado e episódios de Pokémon Lendários com ilustrações.


Itens Perdidos por Pokémon: Pokémon selvagens poderiam perder itens.

Agradecimento pela Pokédex: Cada vez que você atinge certas condições de números de Pokémon que você vê e captura, o professor te agradeceria através da pokédex, como uma forma de motivação.

Desafio Contínuo de Líderes de Ginásio: Uma instalação ou evento onde você poderia batalhar contra 8 líderes de ginásio em sequência. A ordem dos Líderes mudaria toda vez que você os desafiasse. Este desafio serviria como um evento de preparação antes de desafiar a Liga Pokémon.


Batalhas Pokémon com uma única ROM: Escolha treinadores registrados como Líderes de Ginásio. Eles performam técnicas em turnos. Você poderia batalhar com seus amigos sem fazer o download de nada. Um "spin-off" do Desafio Contínuo de Líderes de Ginásio.

Você é seu próprio inimigo! Uma batalha com Pokémon contra um oponente que tem a exata mesma equipe que você. Se a IA é excelente, seria uma boa ideia?

Persiga o Treinador Ladrão! Alguém rouba um item e corre. Se você persegui-lo e ganhar a corrida, não apenas você pega seu equipamento de volta, como também algo ainda melhor acontecerá. Serve como um guia de cenário.


Uma Batalha contra um Vendedor Viajante - Se você vencesse, poderia comprar itens pela metade do preço.

Treinador Experiente: Usaria Pokémon que dão altos pontos de experiência, como Audino.

Treinador de EV's: Seis irmãos com HP/Ataque/Defesa/Ataque Especial/Defesa Especial/Velocidade.


Treinador(a) Astuto(a) - Segue o protagonista. Ele(a) te desafiaria após uma batalha contra Pokémon selvagens ou logo após uma batalha contra outro treinador. Porém, ele(a) é fraco.

Usuário de Pokémon Lendário: Uma expressão de um treinador poderoso. Uma maneira de completar a pokédex. Precisa haver explicações/razões, no entanto.

Casamento: O Havaí é sinônimo de casamentos. Se vocês querem incluir uma história sobre um Pokémon lendário bebê, é bastante útil reforçar o tema casamento como foreshadow.


Guia da Aventura.

Invasão Pokémon - O precursor das Batalhas SOS, implementadas no jogo final.

Um Pokémon que o(a) jogador(a) se apaixona por: Uma situação na qual um Pokémon selvagem quer aderir ao time do protagonista. Captura de 100%.


Escolas Pokémon: Locais para adquirir conhecimento.


Bingo com o chart de compatibilidades de tipos: O protagonista receberia um chart de compatibilidades de tipos em branco. Quando você ganhasse ou recebesse uma técnica, a área correspondente seria preenchida. Se você completasse uma linha, você receberia uma recompensa.


Um bolso é provido para armazenar os 10 itens/ferramentas mais recentes adquiridos.

Pokérus era um Pokémon: Alguém estaria estudando Pokérus e descobriria que na verdade, era um Pokémon. Há várias subspécies de Pokérus. Tal "vírus" poderia ser obtido agora a partir de um evento in-game.


Loja de Berries: Compras em massa possíveis.

Um Criador capaz de discernir o potencial dos ovos: Quando os IV's de um ovo fossem altos, um Criador te mandaria uma mensagem te dando uma dica.

Itens de valor individual: Assim como o nome sugere. Talvez fosse necessário ajustar como eles são obtidos e limitar o número de vezes que cada Pokémon pode usar. Isso reduziria o stress de capturar Pokémon IV's altos.

Você poderia usar os Pokémon do seu Amigo

Distribuição de dados e quests de Pokémon de eventos no mundo real

O cenário mudaria conforme o jogo progredisse. (Algo semelhante foi visto na série Legends, gerações depois).

O protagonista teria níveis de progressão, tal qual os Pokémon.

Você poderia competir contra Campeões do Pokémon World Championships.

Jogar em equipe com amigos poderia te dar acesso a Pokémon Poderosos.

DOCUMENTO 2 - Também de 7 de Outubro de 2013

Passando para o documento 2. A sensação é de algo muito mais concreto e próximo do que eventualmente veríamos na sétima geração. Coisas como códigos QR já estão implementadas na jogabilidade, mas o documento começa, na verdade, com algo muito mais surpreendente: a primeira menção a um recurso de construção de Ginásios Pokémon.


Nessa fase, era chamado de "My Gym". A descrição dizia:

“O personagem principal poderia criar sua própria academia, personalizar seus equipamentos de Ginásio”, provavelmente referindo-se ao layout e ao design, “e recrutar Líderes de Ginásio”.


Há também uma nota sobre conquistar ginásios de outros jogadores, o que parece ser o objetivo inicial. O componente multijogador aumenta à medida que mais treinadores visitam o ginásio. O ginásio pode ser expandido, como adicionar andares a um prédio. Você não só projetaria e recrutaria para sua academia, como também seria capaz de literalmente construí-la em vários níveis e instalações.

Logo abaixo, encontramos o rascunho mais antigo da história relacionada ao folclore: “Um triângulo amoroso agridoce. A história é baseada em uma narrativa com três personagens principais. Ao longo de toda a história, você geralmente atuará como um grupo de três.” A comparação aqui é com o trio formado pela protagonista, Lillie e Hau. No jogo final, eles são bem menos unidos: Lillie tem seu próprio arco com Nebby, e Hau serve mais como um rival tradicional, mas a estrutura de um trio parece ter se originado aqui.


Em seguida, temos algo chamado Pokémon Paralelos. São descritos como Pokémon que chegam através de Buracos Paralelos conectados a Mundos Paralelos e existem apenas nessa região. Sua forma, estágio evolutivo e habilidades diferem dos Pokémon normais. Portanto, parece ser o primeiro esboço do conceito de Ultra Fendas Espeaciais e do Ultra Espaço. Mais importante: esses Pokémon Paralelos parecem ser o plano original para as Formas de Alola, já que eles seriam exclusivos dos Pokémon da National Dex. Mas, em vez de serem formas regionais, esses Pokémon não podiam sair da área ao redor dos buracos paralelos.


Então temos um texto que diz “Pokémon Embalagem”. É explicado como uma criatura trazida por uma garota de outro mundo. Tem a habilidade de abrir um Buraco Paralelo e evolui em dois estágios para se tornar o Pokémon da boxart (mascote do jogo) com ramificações evolutivas. Colocando isso em termos do jogo final, a garota de outro mundo é claramente um rascunho inicial de Lillie, e o Pokémon que ela traz consigo seria um Nebby de estágio inicial. O mistério desse duo se desenrolaria ao longo do jogo.

Mas aí surge algo maluco: a proposta de um reboot da origem. Segundo o exemplo, Pikachu e Pachirisu já foram da mesma espécie há dezenas de milhares de anos. Ao reiniciá-los, eles se transformariam de volta em sua forma de origem compartilhada antes de se separarem (o ancestral em comum). Esse processo só seria possível na região de NEXT graças às suas propriedades especiais de espaço-tempo. Isso forneceria uma explicação científica para todos os “clones” de Pikachu e para a semelhança de alguns Pokémon com outros.


As próximas páginas exploram um recurso chamado Masmorras de Amigos (Friend Dungeon), descritas como sucessoras do Friend Safari. Cada código de amigo geraria uma masmorra na qual seus amigos poderiam entrar.




O Battle College (Colégio ou Faculdade de Batalha) foi projetado para ensinar estratégias por meio de questionários e simulações inspiradas nas aulas de Pokémon Stadium 2. Os apresentadores seriam Giovanni ou uma personagem totalmente nova, a filha de Giovanni.





HEX Battle

◆ Moveria peças como no shogi para que você batalhasse com Pokémon!

◆ O que seria HEX Battle?

HEX Battle seria uma batalha em que você moveria seis Pokémon por um tabuleiro em formato de grade.
Seria um jogo de tabuleiro onde você enfrentaria outros Pokémon.

Sobre o campo:

O campo de batalha seria como o mostrado à direita.
Seria uma grade de 7×3.
Cada lado teria uma área pintada.
Você poderia posicionar Pokémon nesses espaços.

◆ Como se jogaria

Cada jogador colocaria seis Pokémon de cada lado como preferisse, com o Pokémon no **centro** (provavelmente a palavra tapada) designado como líder.

Os jogadores moveriam seus Pokémon dois espaços por turno (ou talvez apenas um, se preferissem).

Quando dois Pokémon ocupassem o mesmo espaço, você poderia desafiar o oponente para uma batalha.

A batalha seria em formato individual, e quando o turno terminasse, você retornaria ao tabuleiro.

Pokémon cujo HP chegasse a 0 desapareceriam do campo.

A pessoa que eventualmente derrotasse o Pokémon general do oponente venceria a partida.

◆ Imagem de tela:


Representaria o campo e os Pokémon posicionados.


Pokémon Quick Battle (Batalha Rápida): “Coletaria e batalharia instantaneamente!” — Precursor das Auto Battles da 9ª Geração

Usando os Pokémon que você capturasse, você participaria de batalhas que seriam diferentes das batalhas tradicionais.

Não haveria elemento de treinamento, então qualquer pessoa poderia jogar facilmente e aprender os tipos.

Também seria uma forma de aproveitar os Pokémon que você já tivesse capturado.

Conversão de Status

Os status-base de cada Pokémon seriam convertidos em atributos específicos para batalhas rápidas.

HP seria calculado a partir de (HP + Defesa + Defesa Especial) ÷ 3.

Ataque seria calculado a partir do maior valor entre Ataque ou Ataque Especial.

Velocidade seria calculada a partir do valor original de Velocidade.


Tabela de estrelas

0–29 ★

30–59 ★★

60–89 ★★★

90–119 ★★★★

120–149 ★★★★★

150–179 ★★★★★★

180–209 ★★★★★★★

* O HP seria ajustado dobrando-se o número de ★ após o cálculo.


Pokemon Watching — “Você Espiaria, investigaria, capturaria e se tornaria um professor Pokémon”

Visão geral

Esta seria uma abordagem diferente das batalhas, e seria um elemento que permitiria que você aproveitasse o ato de encontrar Pokémon.

Ao observar os Pokémon que você encontrasse, você poderia obter várias informações (valores individuais, dados da Pokédex, etc.).

Pretenderíamos aumentar a diversão de encontrar Pokémon e completar sua Pokédex.

Além disso, ao fortalecer a Pokédex, os traços de caráter de cada espécie de Pokémon também seriam aprimorados ao mesmo tempo.

Processo de observação
① Ao encontrar um Pokémon

Quando você encontrasse um Pokémon, haveria uma certa probabilidade de que um “encontro de observação” acontecesse.
O sistema seria projetado de modo que os jogadores pudessem provocar ou evitar esses encontros até certo ponto.

Ocorrência: caminhar, movimentos de campo, efeitos característicos de área, uso de ferramentas, etc.
Evasão: correr, técnicas de campo, efeitos característicos de área, uso de ferramentas, etc.

Você encontraria inimigos escondidos na grama ou atrás de rochas (sem que eles o notassem).

② Em um Encontro de Observação

O comando “Fight” mudaria para “Observe”.


Se você selecionasse “Observação”...
→ Você poderia descobrir as informações da Pokédex para a espécie-alvo.

Além das informações enciclopédicas habituais, você poderia obter dados adicionais feitos especificamente para o modo de observação.

Quando você recebesse essas informações exclusivas…

Além do texto comum do “livro ilustrado”, informações especiais também estariam disponíveis na enciclopédia.

→ Você poderia ver ações especiais da espécie-alvo.

Seria uma ação (um pequeno vídeo) que destacaria a personalidade da espécie observada.

Depois de assistir à ação especial uma vez, ela seria registrada na sua enciclopédia, e você poderia revisitá-la quantas vezes quisesse.

Quando você visse a ação especial…

Você poderia reproduzi-la a qualquer momento.


→ O Pokémon-alvo poderia evoluir.

Você poderia obter um Pokémon evoluído mais rápido do que pelos níveis normais de evolução.

Você poderia adquirir um Pokémon evoluído mesmo sem possuir itens.

Pokémon que normalmente não poderiam ser encontrados só seriam vistos nessa situação de observação.


Novo Pokémon Camaleão: Como as batalhas acontecem em um mundo aberto, os padrões e habilidades mudam dependendo da situação! Batalhas que aproveitam os efeitos do terreno. Por ser uma batalha em mundo aberto, os efeitos dos golpes mudam dependendo do local da batalha (golpes de fogo e Pokémon de fogo são fracos perto da água, etc.). Eventos sazonais. A cidade é decorada e missões de evento também são distribuídas. Exemplos: Obon, Ano Novo, Halloween, etc.


Dentro da História:

Rental Battle (Batalha de Aluguel de Pokémon):

  • Sistema que permite alugar Pokémon e batalhar (partidas aleatórias).
  • Você deve trocar um Pokémon após cada batalha.
  • Esta é uma forma de jogar que envolve mais apostas do que uma partida normal.
  • Você pode encarar o desafio de forma casual.
  • Não queremos aumentar muito o número de categorias de partidas aleatórias, então como podemos fazê-las coexistir com as regras existentes?

Pokémon selvagens poderiam ser vistos no campo.

  • No campo, você poderia ver as costas dos Pokémon correndo para a sombra das árvores ou para a grama.
  • Dá vontade de persegui-los e pular nos arbustos.
  • Uma produção que aprimora a sensação de aventura no mundo Pokémon

Assistindo à partida

  • Você não precisa mais ficar olhando para as telas de jogo de outras pessoas!
  • O que fazer em uma batalha infravermelha?

Novos Trainer Cards

  • Apresente-se com uma história em quadrinhos de quatro painéis!
  • O cartão de treinador, que exibe informações do jogador, incorpora o conceito promocional de Kujira e compilará autoapresentações aqui. Você pode chamá-los ao trocar mensagens ou antes de uma partida para verificar as informações do seu oponente.
  • Dados: 1 cena contém padrão de movimento do jogador, fundo e palavra livre de 16 caracteres x 4 cenas (É como aumentar o número de padrões de cartas de Monster Hunter.)
  • Fundos e movimentos podem ser usados ​​como elementos de recompensa para eventos no jogo



Cosplay

Treine e torne-se o treinador profissional que você sempre sonhou!

▼Visão geral

O projeto envolve jogadores dominando vários treinadores profissionais para melhorar suas próprias habilidades.

Existem lugares como associações profissionais (associação de pescadores, associação de irmãs adultas) onde você pode se tornar um membro. Ao se tornar um membro, missões estarão disponíveis. (Missões como "Pegue x número de XXX" ou "Pegue x número de peixes" são baseadas

À medida que você completa missões e aumenta sua classificação, você será recompensado com partes de fantasias (chapéus, tops, calças) e habilidades.

Depois de dominar tudo, você terá as fantasias e se tornará um treinador profissional completo. (Você pode se gabar disso no

As habilidades são basicamente as mesmas que as habilidades ocultas tradicionais e os poderes O (que facilitam o ganho de pontos de experiência, recuperação de experiência.


Pokémon Chefes (Boss Pokémon)

Este Pokémon é uma potência absoluta que existe em todos os lugares, incluindo florestas e rios. "Pokémon Chefes" Com características que superam as da espécie normal, com maior comprimento, peso e corpo. O protagonista encontra um chefe quando sai em sua primeira aventura e é derrotado por ele, com força avassaladora, jurando um dia obtê-la...

Pokémon Especiais apareceriam, com características físicas diferentes (Beta Totens)


Vídeo de apresentando do Projeto NEXT com Batalhas "Seamless" e um Boss Ursaring

Visão Geral do Projeto

Prepararemos um Pokémon especial (com força e aparência distintas) e o faremos aparecer como o "chefe", permitindo que os jogadores se divirtam batalhando e capturando-o. Como a "carpa gigante" dos pescadores malucos, ou o "besouro vermelho" de Ginga.

Características deste projeto: A sensação de superioridade de ter um Pokémon especial. A diversão de um desafio. A diversão de revisitar lugares que você só visitou uma vez (os mapas não se tornam locais de uso único). 

Componentes: Usar escala para fazer o corpo inteiro parecer maior, ou para fazer partes do corpo parecerem maiores. *Se efeitos especiais também forem possíveis. Criar um local especial no fundo da floresta, etc. (atmosfera misteriosa). Ele pode ser acessado desde o início da aventura, mas é tão forte que é praticamente impossível de derrotar (status e IA especial). Pode ser bom fugir imediatamente. Encurralá-lo gradualmente, e quanto mais ferido ele estiver, mais forte ele se torna... Queremos poder distribuir o mapa e os dados posteriormente.


Batalha de Suporte

"Você é o treinador!" Os jogadores podem dar conselhos a NPCs e ajudá-los a se tornarem treinadores fortes. Você também pode emprestar Pokémon a eles. *O sistema envolve a alteração de vários parâmetros de IA na forma de "conselhos". Você também pode fazer com que os treinadores que você treinou batalhem contra treinadores treinados por outros jogadores. Morimoto criará IAs igualmente fortes, então você pode criar uma IA forte para uma copa de baixo nível, por exemplo, e fazê-la competir em torneios.

DOCUMENTO 3 - 7 de Outubro de 2013

Passando ao terceiro documento, encontramos algo grandioso: os primeiros nomes sugeridos para a região de Alola, derivados da língua e cultura havaianas.


Região Anuenu
Anuenue = Arco-íris

Região Ehik
Ehiku = Número 7, sete partes

Região Leilani
Leilani / kei lani = Bela Grinalda (coroa de flores)


Abaixo, somos apresentados a algo chamado vapor — uma proposta de alteração de forma. Pelo que dá a entender, trata-se de uma nova forma para Rotom. As notas sugerem uma forma movida a vapor, construída há mais de 200 anos, aproveitando tecnologia a vapor. Parece algo mais adequado a Legends: Arceus do que a Sun e Moon. Para o que se sabe, o conceito nunca passou desse estágio.


A próxima seção foca na mecânica de Mergulho, especificamente na diversão de encontrar Pokémon raros enquanto explora o mundo subaquático. Ao mergulhar no oceano, você encontraria um vasto mapa em 3D. Os Pokémon apareceriam como modelos 3D no mapa, resultando em encontros simbólicos. Isso se relaciona às ambiciosas discussões sobre mergulho que abordamos antes. Os modelos 3D de Pokémon subaquáticos são incríveis — uma ideia genial para o 3DS.



Entre as notas, há até um mapa de Alola (aqui chamada de Oahu) marcando possíveis pontos de mergulho e recifes de coral, com anotações sobre os Pokémon que os habitariam. Há também anotações afirmando que tartarugas são encontradas em todo lugar e uma campanha para promover um novo Pokémon tartaruga marinha. Embora Turtonator não seja uma tartaruga marinha, ainda é uma tartaruga e se tornou um dos meus favoritos.


Outra ideia ambiciosa foi a busca por uma experiência perfeita, com cutscenes integradas à jogabilidade, inspiradas em outros jogos.


Cutscenes são exibidas durante o jogo, criando uma sensação de imersão. Exemplos: Uncharted, The Last of Us.

Fortaleça seus Pokémon equipando-os com decorações. Diferencie seus Pokémon dos outros.





Sun & Moon teria uma feature na qual você poderia vestir o seu Pokémon

Apenas quatro dias depois, Pokémon X e Y seriam lançados mundialmente. Com isso, a Game Freak começou a direcionar recursos para Omega Ruby e Alpha Sapphire e para o início da sétima geração.

Ideias de Outubro a Novembro de 2013

Ao longo de outubro, a Game Freak continuou lançando documentos sobre possíveis recursos. Ao contrário de documentos anteriores, muitos desses conceitos nunca foram para frente, mas houve destaques: um minijogo no estilo Safari Zone e um modo baseado em equipes, com batalhas 5v5, permitindo recrutar personagens para seu time. Uma das maquetes mostra uma formação que mistura líderes de ginásio e outros personagens.





























No final de outubro, encontramos a primeira menção a um cruzeiro de batalha. Nos drafts, era descrito como um local onde campeões venceriam com facilidade. Essa foi uma das ideias mais ambiciosas: um cruzeiro onde você viaja pelo mundo Pokémon, batalhando contra treinadores de jogos anteriores. O cruzeiro dos campeões seria desbloqueado no pós-jogo, acessível apenas a treinadores especiais. As tripulações atuariam como centro para assuntos relacionados à batalha, comparável à Battle Frontier. Cada quarto de hóspedes abrigaria um treinador que você poderia desafiar e eventualmente fazer amizade. Você poderia recrutar certos treinadores como parceiros para batalhas múltiplas e batalhas em equipe, indo direto ao encontro do conceito descartado de recrutamento. As batalhas também ocorreriam no deck. Haveria um centro de treinamento, essencialmente um simulador completo de batalhas Pokémon, com quizzes sobre como neutralizar estratégias específicas ou testes com Pokémon alugados. Outra área permitiria assistir a replays de batalhas, quase como um teatro de partidas antigas. O navio incluía creche e eventos seriam realizados durante a semana, permitindo fortalecer laços com treinadores e até trocar Pokémon. As equipes visitariam apenas dois ou três pontos diferentes, sendo Vermillion City um ponto inicial previsto. O documento também incluía conceitos visuais do navio. Ele tinha seu próprio documento de planejamento dedicado, o que mostra a importância da ideia — e, como veremos, não seria a última vez que apareceria no desenvolvimento.

Em novembro, recebemos novos documentos. Um deles trazia uma proposta conceitual para uma vila, idealizada como um grande centro com várias instalações. A área mais notável era um rancho projetado para tornar a incubação de ovos mais conveniente do que nunca. Você poderia incubar vários ovos em massa e até soltar Pokémon recém-nascidos diretamente no rancho para evitar encher suas caixas. Visitantes poderiam entrar no rancho e tentar capturar Pokémon por conta própria, embora limitados pela quantidade que poderiam levar. Em vez de abrigar seus próprios Pokémon, a vila funcionaria como um local de reprodução, incubação e novos encontros.

Outras ideias na mesma mesa incluíam um recurso de hospitalidade Pokémon, com o slogan “torne-se um balconista carismático”. O personagem poderia experimentar diferentes ocupações e, ao fazê-lo, aprender técnicas que melhorariam atributos ou dariam vantagens na história principal.

Em 14 de novembro, surge o primeiro rascunho de Pokémon Hero Time, já abordado antes, mas agora em versão inicial completa. Um detalhe notável é que a ideia foi apresentada por um departamento inteiro da Game Freak, algo raro nos documentos iniciais. O conceito era ambicioso: você começaria como um residente comum antes de viajar por um buraco paralelo para um mundo que opera fora das regras usuais de Pokémon. Isso era comparado à história do Riolu Kid do Pokéstar Studios, mas feito de maneira canônica. Você só poderia levar um Pokémon, seu parceiro. As batalhas teriam estilo semelhante ao das lutas cinematográficas do Pokéstar.

Entre as ideias mais experimentais, havia também a proposta de batalhas de caixas: cada jogador seleciona uma box inteira com até 30 Pokémon, e as duas boxes batalham em confrontos completos de 30 vs 30. Caótico, mas potencialmente divertido.

Outro rascunho notável é o portal da lenda. Diferente dos jogos finais, onde itens lendários estão ligados ao ultraespaço, o plano original era rastrear portais especiais e invocar lendários usando um sistema de tickets. O minijogo associado poderia ser jogado em coop com até quatro jogadores. O documento incluía até uma lista completa dos lendários disponíveis.

Avançando para dezembro, a Game Freak começou a idealizar aplicativos complementares para smartphones que se integrariam à sétima geração. O primeiro foi um app de creche, seguido pelo app criador de Pokémon. O título provisório era Pokémon Nursery. A ideia era que os jogadores assumissem o papel de um fazendeiro Pokémon, criando Pokémon a partir de ovos. Você poderia alimentá-los, escová-los, passeá-los e cuidar deles até crescerem. O app seria gratuito, mas com tempo limitado de jogo. Jogadores da sétima geração poderiam transferir Pokémon entre o app e os jogos principais, algo entre o Pokéwalker e o que veríamos em Pokémon Go.

Outro app proposto foi Pokémon Book, um diário interativo para treinadores. Ele se conectaria a Sun e Moon, permitindo enviar Pokémon, personalizar experiências e até capturar Pokémon para transferir aos jogos. Havia funções de batalha e personalização de treinadores. Seria parte de uma iniciativa maior de integrar Pokémon à vida cotidiana, semelhante ao que veríamos depois com Pokémon Sleep. Apesar de meses de desenvolvimento, o Pokémon Book nunca passou da fase de planejamento.

Outro documento revisita o Pokémon Nursery em abril de 2014. A ideia havia evoluído, com narrativa mais elaborada: você seria um criador que acabou de abrir seu negócio, receberia pedidos de ovos e deveria chocá-los e criar os Pokémon conforme o pedido. A monetização mudou: de app freemium para totalmente gratuito, visando atrair um público maior.

A seguir, temos alguns documentos conceituais de batalha do final de 2013 ao início de 2014. Um deles é sobre a ilha de sobrevivência, datado de 20 de dezembro. O modo colocaria jogadores em uma ilha onde vários Pokémon mecânicos gigantes, essencialmente mechas, lançariam ataques. Há até uma das primeiras maquetes mostrando como esses Pokémon robóticos poderiam ser. O modo era simples: formar equipes com companheiros locais ou NPCs e tentar resistir o máximo possível. Quando um mecha fosse derrotado, outro surgiria imediatamente, mantendo o ritmo. O objetivo era ver quantos você conseguiria derrotar dentro de um limite de tempo. Cada jogador entraria com três Pokémon, mas as batalhas seriam muito mais difíceis por enfrentarem inimigos mecânicos.

Também vemos a versão mais antiga da mecânica de batalha da geração 7. Nessa fase, era chamada de Aura Milagrosa. Os Pokémon seguravam pedras milagrosas, que mais tarde se tornariam cristais Z, e ao ativá-las eram cercados por uma aura especial, ganhando acesso a um quinto slot de movimento e um novo movimento poderoso. Na página seguinte, havia uma ideia alternativa: Guardião. Dar um item especial ao Pokémon permitiria invocar um espírito guardião do mesmo tipo, que teria movimentos correspondentes e agiria como o usuário dessas técnicas até desaparecer após o uso. Isso lembra uma estranha lembrança de X e Y, que muitos acreditam ter prenunciado os guardiões de Alola, e talvez isso tivesse relação com a mecânica planejada.

Entrando em 2014, vemos uma lista de habilidades de suporte: habilidades de campo ativadas com a ajuda de Pokémon. Parece o protótipo inicial dos Ride Pokémon. A lista de Pokémon com habilidades é extensa, sugerindo que o propósito era substituir todos os HMs e fornecer recursos adicionais. Alguns, como Surf e Fly, entraram no sistema final de montaria; a maioria das ideias foi descartada.

Chegamos então à apresentação de 15 de janeiro de 2014, data da apresentação inicial de Sun e Moon. Após semanas de reuniões, a Game Freak definiu seu primeiro plano oficial para a geração 7. Título e plataforma ainda não estavam definidos, mas a janela de lançamento já era outubro de 2016. A Game Freak definiu dois temas principais. O primeiro: transcender. O estúdio reconheceu que certas partes do sistema estavam ultrapassadas e queria ultrapassar limites, repensar o sistema básico e criar um novo padrão não limitado por conceitos existentes. Eles queriam estabelecer, pelos próximos 10 anos, uma base para criar uma marca que transcenderia tempo, gerações e culturas.

Olhando agora, dez anos depois, embora Sun e Moon talvez não tenham transcendido totalmente da forma prevista, a marca Pokémon fez movimentos experimentais ousados. Com erros e acertos, ainda assim há progresso — razão para otimismo quanto ao futuro dos jogos.

O segundo tema foi compartilhar: compartilhar emoções e sentir o mesmo espaço e tempo, expandindo recursos multijogador e comunitários para que jogadores se sentissem vivendo no mesmo mundo.

Nos slides seguintes, a apresentação aborda a visão da geração 7. Cenário 1: a história de como a Liga Pokémon surgiu e como expressar gratidão aos Pokémon. Escrito quase como profecia: não existe Liga Pokémon, mas há uma região onde humanos e Pokémon vivem em harmonia, com ilhas flutuando no mar cristalino. A história começa em uma dessas ilhas. Estes são também os primeiros trabalhos de arte conceitual da geração 7. Cenário 2 foca em reconectar com o público mais jovem, tornando o protagonista mais jovem novamente. Cenário 3 apresenta a sinopse mais antiga: um dia, o protagonista se envolve em um acidente em que a ponte desaba. Ao tentar resgatar um Pokémon misterioso que jazia indefeso, outro Pokémon gigantesco surge para salvá-lo — exatamente igual ao lendário que viu em uma história na infância. Um encontro com uma garota misteriosa que afirma ter um Pokémon misterioso como amigo. A história de uma Liga que progride em uma região onde não existe Liga. O progresso de uma fundação de conservação. E o surgimento de um buraco paralelo conectando a outro mundo.

A história inicial envolvia o protagonista em uma jornada para agradecer ao lendário que o salvou. Curiosamente, o incidente na ponte deveria ser grande momento dramático, central no jogo final. O impacto foi reduzido e serviu mais para introduzir Tapu Koko, mas ao menos a sequência foi mantida.

A evolução paralela era o nome do protótipo para as formas regionais. A ideia de prendê-las a fendas paralelas foi descartada, e em vez disso tornaram-se evoluções alternativas baseadas na adaptação dos Pokémon à área, como ilustrado no slide: se um Petilil crescesse numa área vulcânica, evoluiria para um Pokémon do tipo Fogo. Alguns Pokémon tinham múltiplas condições de evolução, sugerindo mais de uma forma alternativa.

Passando para a seção de batalha: transições perfeitas para batalha estavam planejadas. A Aura Milagrosa era a mecânica principal, base para os Movimentos Z. A Game Freak via tanto as formas regionais quanto a Aura como pilares da geração. Pokémon Totem apareciam como Pokémon chefe. O Battle Royale permaneceu inalterado. O cruzeiro de batalha foi confirmado como recurso importante, detalhado com maquetes. Se o protagonista tivesse bom desempenho no deck, seria convidado para portos em outras regiões, como Vermillion e Castelia, que seriam adicionados como destinos. Se certas condições fossem atendidas, líderes de ginásio e campeões dessas regiões embarcariam no navio. O conceito recebeu múltiplos slides e tinha grande peso. É uma pena que não tenha sido implementado.

A ideia do Legend Gate também reapareceu, com fluxos de jogo detalhados que descreviam exatamente como ele funcionaria. A apresentação encerrou com um vídeo promocional fictício com o slogan **“Acima do Arco-Íris, compartilhe o mundo”**, lema que guiou o desenvolvimento da Geração 7 dali em diante.

Com isso, a Game Freak passou a ter um plano concreto e consolidou sua visão para a sétima geração.

Poucos dias depois, a Game Freak esboçou a primeira versão da Ilha Melemele. Já tínhamos visto esse mapa antes, mas agora surgiram as descrições e legendas completas: blocos vermelhos eram Centros Pokémon, blocos rosa eram edifícios internos com eventos, blocos laranja eram portões ou distorções, e os blocos brancos representavam interiores semelhantes a cavernas. A ilha tinha uma estrutura bem diferente do jogo final. Agora sabemos que o caminho central era sinalizado como uma rodovia que atravessava a ilha, algo posteriormente descartado. Alguns nomes já estavam definidos, como cidade e colina, que já tinham seus nomes finais. Um novo detalhe é que a cidade de Iki chamava-se originalmente **Cidade dos Lírios**. Havia também um plano inicial para um ponto de mergulho na ilha — um conteúdo descartado significativo, já que o mergulho foi completamente removido do jogo final.

O documento também incluía uma lista de Pokémon que habitariam a ilha, com algumas das primeiras descrições da sétima geração. Rattata de Alola aparecia como “Rattata Alola 1”, provavelmente origem de uma convenção inicial de nomenclatura para formas regionais.

Durante esse período, a Game Freak também elaborou documentos de cenário explorando a filosofia por trás da região, ainda em plena produção de Omega Ruby e Alpha Sapphire. Entre eles, havia uma proposta que detalhava ruínas subaquáticas localizadas no centro da nova região, criadas por pessoas altamente civilizadas. Diz-se que a cidade foi construída por povos de todo o mundo ligados ao **buraco paralelo**. As ruínas, descritas como tendo formato de rosca, eram a origem desse buraco. A Fundação Aether teria sido construída diretamente acima delas para ocultar sua existência, com a parte superior da instalação projetando-se acima do nível do mar.

Tematicamente, as ruínas estavam ligadas a um dos principais mistérios: por que cidades antigas desaparecem e se transformam em ruínas? O texto explicava que o buraco paralelo certa vez libertou um Pokémon terrível que trouxe desastre ao mundo, quebrando a harmonia entre pessoas, Pokémon e natureza. Os habitantes da cidade, com ajuda de dois poderosos Pokémon, derrotaram a criatura e a capturaram. Para aprisioná-la, sacrificaram a própria cidade, afundando-a no mar. Nos tempos atuais, esse Pokémon despertaria, servindo como um terceiro Pokémon-chave. Isso poderia ter sido uma ideia inicial para Necrozma, ou um conceito alternativo para a evolução final de Cosmog.

Personagens descendentes do povo antigo apareceriam na história, com diferenças sutis de design. O último descendente seria um menino destinado a servir como zelador da cidade perdida, possivelmente lembrando N ou mesmo o protagonista. A história seria transmitida como folclore, histórias de fantasmas e canções infantis que alertavam para nunca se aproximar da cidade antiga.

Também surgiu a reunião onde decidiram acabar com os ginásios em favor de uma estrutura única da Liga Pokémon — um momento monumental na pré-produção.

Outro documento importante foi o primeiro rascunho da história, datado de 6 de dezembro de 2013. Ele começava de forma semelhante ao jogo final, com uma garota fugindo da Fundação enquanto segurava um Pokémon misterioso. A cena transicionava para um segmento de TV envolvendo a mãe do jogador. O fluxo era parecido com o jogo final: convite do professor para a Cidade Iki, início da mecânica básica e sequência da ponte, onde o jogador encontraria Lillie. Nessa época, porém, Lillie ainda não era assistente do professor, e o laboratório ficava em Howl City. Para ir à próxima ilha, seria necessário usar o navio do professor. Antes disso, o jogador deveria investigar e registrar um Pokémon específico numa caverna, com diferentes caminhos possíveis. Após o encontro com o Pokémon, a gangue da região apareceria — o nome “Team Skull” ainda não existia.

Depois de derrotá-los e retornar ao laboratório, o professor explicaria a importância do Pokémon investigado, e então levaria o jogador de barco até a próxima ilha. Havia indícios claros de que originalmente seria possível navegar pelos “Mares Solitários”. Durante a viagem, a sede da Fundação seria vista, acompanhada da explicação de seu propósito.

Na segunda ilha, o jogador encontraria o líder associado a uma academia de batalha, que explicaria que a região não tinha ginásios nem Liga Pokémon. Os substitutos das insígnias ainda não haviam sido definidos. Os três outros líderes — especialistas em fogo, água e grama — apareceriam e desafiariam o jogador. Eles retornariam às suas ilhas, e o jogador poderia enfrentá-los em qualquer ordem. A segunda ilha culminaria na batalha contra o líder.

A história então se ramificaria em tramas envolvendo a gangue vilã, a Fundação e eventos ligados à evolução paralela. Outros momentos incluíam exploração de ruínas com a garota e aprendizado sobre a mitologia regional, diretamente ligada às ruínas subaquáticas. O grande mistério se desenvolveria gradualmente — mas agora conhecemos toda a história de bastidores.

O jogador então visitaria a Fundação, como no jogo final. Lá seria revelado que o objetivo da organização era proteger Pokémon e também proteger Pokémon de outros mundos. Nomes como Giratina surgiriam como referência para justificativa de pesquisas relacionadas a mundos paralelos. O texto insinuava a existência de muitos territórios paralelos ao redor do mundo, estabelecendo ganchos narrativos para gerações futuras.

Poucos detalhes surgem sobre a terceira ilha, mas, assim como no jogo final, seria onde o jogador conhecia a construção da Liga Pokémon. Esse rascunho inicial terminava aí.

Ao entrar em 2014, o foco da Game Freak estava em Omega Ruby e Alpha Sapphire, concluídos em agosto daquele ano. O desenvolvimento de Sun e Moon acelerou a partir daí.

Em junho de 2014, surgiu o conceito para uma evolução de Eevee do tipo Voador. O design estava quase finalizado, mas foi cancelado por se assemelhar demais a um design popular de fãs, além de ser considerado caro demais para justificar o investimento — a não ser que tivesse papel de destaque na história.

Documentos internos desse período mostram um acompanhamento constante das vendas e da concorrência com **Yokai Watch**, que crescia em popularidade. Sun e Moon, em muitos aspectos, foram a resposta direta da Game Freak a esse fenômeno.

Em 24 de julho de 2014, foi criado um documento de apresentação atualizado. Os nomes dos jogos ainda estavam indecisos. Um novo tema surgiu: criar um jogo onde os Pokémon parecessem vivos ao lado do jogador. A arte conceitual estava finalizada, e o buraco paralelo ainda era o núcleo da história. Transições de batalha perfeitas, a mecânica da aura milagrosa e o Battle Cruise ainda estavam nos planos. Legend Gate foi substituído por um modo chamado **Live Caravan**, um projeto multiplayer onde jogadores explorariam juntos uma ilha misteriosa com combate em tempo real — possivelmente a primeira menção concreta de jogabilidade em tempo real na série principal. Havia até indícios do que mais tarde se tornariam as raids de Sword & Shield.

Estavam planejadas cerca de 30 evoluções paralelas — quase o dobro das formas Alola do jogo final.

Logo após ORAS ser concluído, a equipe pôde se dedicar integralmente à sétima geração. Todos os mapas de Alola até o fim de 2014 mostram mudanças constantes nas ilhas. Na Ilha Poni, há uma nota sugerindo que um **Alolan Dodong** estava planejado. As áreas próprias para surfe tinham marcações misteriosas que despertam curiosidade sobre a intenção original.

Em 16 de fevereiro de 2015, surgiu o documento de apresentação final. Os títulos **Sol** e **Lua** foram escolhidos. Um quarto tema secreto foi introduzido: o **“Sentimento de Aniversário”**, celebrando os 20 anos de Pokémon com mecânicas que fizessem os jogadores refletirem sobre a história da franquia. Os personagens jogáveis já estavam definidos. Artes conceituais inéditas mostram que a casa do protagonista originalmente ficava numa cidade maior, não isolada.

O lendário do período tinha a habilidade de controlar o dia e a noite e manipular o tempo — algo nunca levado à versão final. As primeiras folhas de modelo dos Pokémon de Alola indicavam que “Evolução Paralela” já havia se tornado oficialmente o conceito de espécies regionais, agora com apenas 15 variantes planejadas.

Foi observado que as especificações básicas dos modelos Pokémon seriam mantidas de X e Y para reduzir custos — revelação surpreendente, já que se imaginaria que Pokémon não enfrentasse limitações orçamentárias tão rígidas. Isso também explica cortes como o da evolução descartada.

A mecânica de montaria Pokémon surgiu nessa época, com várias artes conceituais. Uma versão inicial de Sun e Moon, construída ainda sobre o repositório de ORAS, incluía demonstrações de Pokémon vivendo em seus habitats naturais: bebendo água, comendo grama, convivendo com humanos. A ideia visava uma imersão ambiental que ainda não foi totalmente alcançada na série.

Outro recurso descartado eram os **mini Pokémon**, versões menores de Pokémon existentes que seguiriam o jogador pelo mapa, ajudando em batalhas, coletando itens e revelando Pokémon ocultos para fotografia. Diziam vir de outro mundo através do Portal do Arco-Íris e eram venerados como mensageiros divinos em Alola. Não apareceriam em batalhas online nem seriam compatíveis com o Pokémon Bank. De 10 a 20 Pokémon da primeira geração seriam usados, em celebração ao aniversário.

Também houve maquetes de batalhas mostrando os treinadores com uma “Aura Milagrosa” evoluída para uma mecânica completa, além de um sistema onde o protagonista subiria de nível e desbloquearia habilidades. Ideias ambiciosas como “Poker Planet” — algo parecido com Pokémon Pelago em 3D com StreetPass — também surgiram, mas foram abandonadas.

Apesar de ideias canceladas, a Game Freak declarou que queria criar o software mais impressionante do 3DS, levando o console ao limite — o que realmente aconteceu com Sun e Moon.

No Dia Pokémon de 2015, surgiu o documento de Zygarde, explicando seu papel e servindo como base para integrar o Pokémon em Alola — provavelmente relacionado ao cancelado Pokémon Z.

Entre março e abril, a Game Freak criou documentos detalhados sobre Pokerides nunca implementadas: **Magnezone, Vivillon, Rapidash, Arbok** e **Persian**.
– *Magnezone*: montaria que permitiria flutuar sobre terrenos acidentados, com velocidade aumentando conforme o nível do treinador.
– *Vivillon*: permitia pular sobre obstáculos baixos enquanto preso ao jogador.
– *Arbok*: montaria furtiva que permitia evitar olhares de treinadores.
– *Rapidash*: montaria de alta velocidade, equivalente à bicicleta; acabou substituído por Tauros.

Em abril, surgiu um documento extremamente detalhado sobre o sistema climático, com padrões dinâmicos, mudanças no céu e oceano e rastreamento da posição do sol e da lua.

Em maio de 2015, uma maquete visualizava um recurso de mergulho extremamente ambicioso para Sun e Moon.

Em 22 de junho, surgiram folhas de modelo para cada líder da **Rainbow Rocket**, mesmo sem o nome final ainda definido. A organização só apareceria nos Ultra Games, sugerindo que originalmente faria parte do jogo base. Curiosamente, a folha de modelo de Cynthia foi criada no mesmo dia.

Dois dias depois, o documento completo do cenário da Rainbow Rocket foi elaborado. O enredo: um ultra buraco aparece em Alola, Giovanni surge e reúne líderes de equipes vilãs de jogos anteriores para tomar a região. A história ocorreria após o jogador se tornar campeão e serviria como introdução à Battle Tree e ao recrutamento de líderes de ginásio. No jogo final, apenas a Battle Tree permaneceu — Rainbow Rocket e recrutamento foram cortados.

O documento explicava a origem de cada vilão:
– Giovanni: o mesmo após HGSS.
– Archie e Maxie: vindos de linha temporal anterior a Ruby/Sapphire.
– Cyrus: mesmo após Platinum.
– Ghetsis: versão anterior aos eventos de Black & White.
– Lysandre: de uma linha temporal alternativa antes de X/Y.

No clímax, o Giovanni da Rainbow Rocket seria revelado como um impostor, um ex-membro da Equipe Rocket que idolatrava Giovanni. O verdadeiro Giovanni apareceria ao final. Seu propósito: tornar-se um homem forte de quem seu filho pudesse se orgulhar, buscando também vingança contra Red.

Poucos dias depois, foi finalizado o projeto da Rotom Pokédex, com maquetes de interface. Um documento listava personagens do jogo com descrições breves.

Em 18 de novembro, surgiu a lista final das formas Alola planejadas. Havia planos para **Scyther de Alola**, tipo Fada/Inseto, evoluindo para Scizor via troca com Metal Coat, mas Scizor não teria forma Alola. A forma de Scyther foi descartada.

Em 10 de dezembro, os mini Pokémon foram definitivamente removidos. Um documento do fim de 2015 listava vários recursos excluídos — incluindo todos os mini Pokémon e detalhes de suas capacidades — além de outros itens descartados como recrutamento de ginásios, DLCs e surtos em massa.

Em 6 de janeiro de 2015, o recurso dos mini Pokémon e suas funções de movimento ainda estavam passando por ajustes. O mesmo documento incluía até uma aba dedicada a explicar como o movimento expressaria diferentes emoções. No fim de 2015, um documento reunia vários recursos descartados — mini Pokémon, recrutamento de ginásios, DLC e surtos em massa — detalhando o que havia sido abandonado.

Outro arquivo destacava de forma ainda mais explícita esses recursos excluídos. Trazia a lista completa dos mini Pokémon e descrições aprofundadas de como funcionariam, provavelmente a última iteração da ideia antes do cancelamento definitivo. Fazia referência direta também aos surtos de Pokémon e ao projeto de DLC cancelado, além de incluir uma lista de todos os ginásios planejados para Alola, com o nome de cada emblema. Era material suficiente para que, caso alguém desejasse criar um hack de ROM chamado *Pokémon Stars*, teria uma enorme base de referência.

Havia também vislumbres do jogo capturados em novembro de 2015. Naquele período, todos os detalhes sobre o recurso de recrutamento de Líderes de Ginásio ainda estavam ativos — o sistema permaneceu em desenvolvimento até novembro, poucos meses antes do anúncio oficial de Sun e Moon. As especificações mostravam exatamente como o recurso funcionaria, acompanhadas da lista de academias candidatas. O desenvolvimento estava tão avançado que já existiam imagens internas mostrando o recurso funcionando. Em 15 de outubro, porém, o número de líderes recrutáveis havia sido reduzido para oito por versão. A possibilidade de trocar líderes entre as duas edições foi removida, junto com algumas recompensas planejadas. Em 16 de novembro, descobriu-se que duas dessas recompensas seriam Mega Pedras, sugerindo que, originalmente, elas seriam desbloqueadas por meio desse modo. É impressionante perceber que o sistema ainda estava em produção tão perto do fim do ciclo de desenvolvimento — uma prova do quanto o jogo era diferente até mesmo dois meses antes do trailer de revelação.

Em 2 de dezembro de 2015, outra peça importante surgiu: o documento da batalha de Wishiwashi. Ele detalhava a transformação para a Forma Escola e, embora a tradução mencionasse Magikarp (possivelmente por causa do nome japonês, Koiking), a intenção original era clara. O fato mais interessante é onde esse arquivo foi encontrado: na mesma pasta que o design de Zygarde. Isso remete às teorias de *Pokémon Z*, pois muitos especulavam que a mecânica de Enxame — planejada para Zygarde — teria sido retrabalhada e transformada diretamente na habilidade Escola de Wishiwashi. Essa conexão é reforçada por outro arquivo na mesma pasta, uma especificação migrada, ainda que o conteúdo em si trate apenas de uma pequena descrição sobre Vivillon. Mesmo assim, a proximidade dos documentos sugere uma ligação concreta entre os dois conceitos.

A partir daí, surgem raras imagens internas do jogo datadas de fevereiro de 2016, poucas semanas antes da revelação oficial. Acesso a builds beta de Sun e Moon é praticamente impossível, então qualquer fragmento dessa época é extremamente valioso. Existem também imagens de abril de 2016 — nelas, o protagonista aparece usando roupas alternativas, algo para o qual não há qualquer explicação preservada nos arquivos.

-----------------------------------------------

Concept Arts do Pre-Release

Trailer de Revelação

Arte conceitual do Hotel Tide Song, mostrada no trailer de revelação do jogo. Apresenta um design inicial de protagonista semelhante ao de Red, juntamente com um design inicial de personagem feminina que pode ter inspirado Lillie; cabelo loiro, chapéu, bolsa/mala grande com um vestido branco.


O caminhão de bombeiros de Malie City tem um Blastoise na plataforma aérea; na versão final do jogo, a plataforma aérea não está ocupada.

Game Informer

Antes do lançamento de Ultra Sun e Ultra Moon, a GameInformer publicou um vídeo sobre membros da Game Freak analisando materiais antigos de jogos, alguns dos quais relacionados a Sun e Moon.


A arte conceitual da Seafolk Village mostra um esboço, presumivelmente de Lillie, com um Clefairy (ou sua Poké Doll) e um Jigglypuff, um Pokémon que ela não captura nos jogos finais. Ela não foi incluída no livro de arte.

(Clique para Ampliar)

0:12 Um conceito para um encontro com um Pokémon selvagem (note aqui os designs "placeholder" de Pokémon jamais antes vistos) pode ser visto no canto superior esquerdo em 0:12. Um anel de reflexo de lente aparece ao redor da câmera, como em Sun e Moon.


Às 3:58, são apresentados os primeiros conceitos para o encontro com um Treinador e Pokémon selvagens.


Entre 4:14 e 4:19, são apresentados esboços para Pokémon Amie criados durante uma reunião.

Livro de Arte Essencial de Ultra Sun e Ultra Moon

No final de 2017, um livro de arte físico lançado exclusivamente no Japão contém mais de 260 peças de arte conceitual, a maioria do ciclo de desenvolvimento anterior de Sun e Moon. Algumas delas contêm ideias e conceitos interessantes que foram alterados ou removidos durante o desenvolvimento.


Protagonista

Note que a casa do Protagonista ficaria em Iki Town, e não isolada na Rota 1 (Hau'oli Outskirts).


Arte conceitual da cidade de Hau'oli. Apresenta a parte traseira do design inicial do protagonista e alguns esboços de ruas.


Arte conceitual do iate de Kukui. Desta vez, apresentando o protagonista inicial, agora com cabelo loiro, visto de muito longe.


Arte conceitual do Parque Vulcânico Wela, que não só apresenta este protagonista inicial, como também um esboço do interior do vulcão e o que parece ser Kiawe ou o avô de Kiawe.


Arte conceitual do motel na Ilha Akala.

Este design inicial do protagonista seria posteriormente encontrado como um modelo 3D completo nos arquivos de desenvolvimento dos jogos Ultra e, mais tarde, em alguns protótipos de Sun e Moon.

Personagens


Arte conceitual da mãe do jogador, mostrando um Pikipek roubando suas chaves em vez de um Meowth de Kanto.

A ficha de personagem da Lana mostra ela com duas irmãs mais velhas. No jogo final, elas são irmãs mais novas sem designs exclusivos.

Pokémon


A arte conceitual do Rotom Dex mostra Clemont como o inventor do dispositivo (segundo a história do jogo), além de protótipos usando o fundo da Pokédex de Black and White com o modelo 3D do Pikachu sobreposto e o mapa de Omega Ruby e Alpha Sapphire sendo usado por Serena vestindo seu traje posterior do anime.


Arte conceitual de Bewear, que apresenta Ash e Serena do anime Pokémon. Bewear carregando a Equipe Rocket se tornou uma piada recorrente no anime Sun and Moon.


Conjunto de artes conceituais para o laboratório de Kukui, incluindo várias revisões iniciais de cômodos e algumas ideias de salas que não foram utilizadas. A primeira imagem usa uma captura de tela de Omega Ruby e Alpha Sapphire.


O shopping Hau'oli Mall possui uma captura de tela que mostra locais do jogo que estavam sendo concebidos.


O mesmo vale para o Centro de Turismo.


Arte conceitual da caverna de Ten Carat Hill. Pode ter havido uma mecânica de escalada em penhascos que não foi incluída na versão final do jogo.


Arte conceitual do prédio da cidade de Paniola. Nela aparecem os robôs aspiradores Wimpod, que não estão presentes na versão final do jogo. Detalhe: A coloração dos robôs é a mesma da versão Beta de Wimpod.


Arte conceitual de Akala Meadow. Este local não aparece na versão final do jogo, restando apenas o nome do local nos arquivos do jogo final, e foi substituído pela Avenida Real dentro do universo do jogo.


Arte conceitual da delegacia de polícia na Ilha Akala. Há um Swellow com um boné de policial, aparentemente cortado da versão final do jogo.


Arte conceitual da cidade de Malie. Mostra um Poké Ride do Hariyama, mas não está claro se é o jogador quem está usando o Poké Ride. Provavelmente é um personagem aleatório para fins de design.


Arte conceitual do Monte Hokulani, com algumas placas de sinalização rodoviária recortadas.


Arte conceitual do barco Steelix, juntamente com o personagem do Capitão, que presumivelmente foi descartado.


Arte conceitual do Barco Huntail, apresentando Misty em seu traje de anime. Não se sabe se este conceito é realmente uma participação especial cortada, visto que Grimsley, Red e outros personagens antigos aparecem como participações especiais, ou apenas um esboço rápido para referência de tamanho.


Arte conceitual da Ilha Exeggutor. O layout ainda está bastante rudimentar.


Arte conceitual para as Ruínas da Esperança. Apresenta um design provisório para a carapaça externa de Tapu Fini.



Arte conceitual do Vast Poni Canyon. Há três Pokémon que lembram formações geográficas: uma ponte de Onix, um castelo de Palossand e a carapaça de um Minior. Mostra movimentos adicionais, como deslizar por penhascos e escalar paredes, que talvez não tenham entrado na versão final do jogo.

-----------------------------------------------

Veículos

Não há nenhuma grande revelação envolvendo betas da 7ª Geração de Pokémon até o presente momento, exceto talvez pelo conceito de veículos sendo utilizados nos jogos Pokémon. Na concept art abaixo, é possível ver várias camionetes com diferentes funções dentro do jogo. Dentre elas, é possível destacar um caminhão de bombeiros com um Blastoise em cima e uma Ambulância, provavelmente de alguma forma conectada ao Centro Pokémon.




Conforme a ideia dos Poké Rides foi se desenvolvendo, através da qual é possível utilizar diferentes Pokémon para locomoção de pessoas por diferentes terrenos, no entanto, os veículos acabaram sendo deixados de lado.

---------------------------------------

Poké Rides

Charizard

Bayleef

Rapidash

Weezing

Doduo

Arbok

Magnezone (reaproveitado no anime)

Tauros

Zebstrika
Montarias (Beta) de Pokémon Sun & Moon

---------------------------------------

Mapa Beta

O código-fonte do Pokémon Sun / Moon e do Pokémon UltraSun / UltraMoon, de 2014 a 2017, vazou online. Nele, é possível ver um Mapa Beta da Ilha Melemele.


No mês de Outubro de 2024, a internet parou com a notícia de que a Game Freak havia sido hackeada por um anônimo, que por sua vez começou a divulgar várias informações confidenciais, incluindo vazamentos de vários jogos Pokémon. Mais de um 1TB de informações foram extraídas. Dentre as quais, havia várias concept arts de conteúdo descartado e builds anteriores ao lançamento de Pokémon Sun & Moon. Nestas builds, foi possível extrair o mapa beta de todas as ilhas:

Melemele

Akala

Ula'ula

Poni

Beta Alola 1

Beta Alola 2

---------------------------------------

Ginásio

Existe o interior de um Ginásio Pokémon não utilizado em Pokémon Sun e Moon, o que indica a possibilidade de terem havido ginásios em Alola antes da ideia dos Trials ter surgido.


De acordo com as informações do Teraleak de outubro de 2024, você recrutaria Líderes de Ginásio em Alola após o término do jogo e poderia personalizar insígnias.


- Você poderia recrutar Sina para ser uma Líder de Ginásio Tipo Gelo.
- Você poderia recrutar Dexio para ser um Líder de Ginásio Tipo Aço.



---------------------------------------

Red / Elio Beta

Um modelo do que parece ser Red vazou na internet. É possível, entretanto, que ao invés do personagem da primeira geração, este seja o próprio Protagonista de Sun & Moon, Elio, em uma versão inicial.


Existe também um modelo idêntico, porém menor, com diferentes cores e roupas (provavelmente utilizado para teste de paleta).



Beta Elio (Comparação do tamanho do modelo em relação ao de Calem, protagonista da Geração Anterior, X & Y)

O visual de Red é o mesmo visto em uma Artwork Beta, vista logo nos primeiros trailers de Pokémon Sun & Moon.



A presença deste personagem em diversas artworks relacionadas a localidades de Alola sugerem que talvez este não fosse Red, mas o próprio protagonista de Sun & Moon, Elio.




Pokémon Sun & Moon Beta

Concept Art de Sun & Moon que mostra Pikachu usando o vaso sanitário

Descobriu-se uma imagem incomum dentro de Sun / Moon mostrando Hilda, a personagem feminina da quinta geração em duas variantes 3D (Clássica e Chibi). Não se sabe como, de fato, isto se encaixaria nos jogos da sétima geração.


---------------------------------------

Beta Elio 2


- Design quase finalizado, o boné ainda era diferente.

---------------------------------------

Beta Selene


---------------------------------------

Elio e Selene em Ultra Sun & Ultra Moon

Concept arts de Pokémo Ultra Sun & Ultra Moon (USUM), mostram os protagonistas dos jogos, Elio e Selene, com suas novas roupas, mas mantendo os cabelos antigos, de Pokémon Sun & Moon (SM).


---------------------------------------

Miracle Aura (Primeiro conceito dos Z-Moves):

Quando um Pokémon segura uma ferramenta chamada "Pedra Milagrosa" (Miracle Stone), e é colocado em campo, uma aura correspondente ao seu tipo o rodeia.



Pokémon cercados por uma aura podem usar um movimento especial além de seus movimentos normais. Agora você terá uma quinta habilidade! Esta é a "Aura Milagrosa" (Miracle Aura).

---------------------------------------

Movimento de Força Total (Segundo conceito dos Z-Moves):

 Em um documento de data posterior, foi revelado que os Z-Moves haviam evoluído de uma "aura milagrosa" para "movimentos de força total". Ao usar um movimento de força total, uma demonstração chamativa seria realizada e a Game Freak revelou que forneceria shaders especiais para tornar a mecânica visivelmente mais atraente.




Com isso, Concept Arts de Pikachu com uma aura diferente daquela que vemos nos Z-Moves é visto. É quase como se ele estivesse literalmente pegando fogo, mas estes shaders foram abandonados e substituídos por uma versão muito mais simples na versão final dos jogos:


---------------------------------------

Protótipos dos Z-Crystals e Pose de Realização dos Z-Moves


No vídeo intitulado "Roster -Behind the Scene- #2 GAME FREAK", um vídeo com foco no design de som e música de Sun and Moon, apresenta uma construção inicial de 2015. Nesta construção, os Z-Crystals parecem ter uma aparência diferente, tendo 8 lados em vez de 5 lados. Em vez de um símbolo 2D representando um tipo, havia uma forma 3D em seu interior.

A animação para receber um Z-Crystal mostra outro símbolo em vez do usual símbolo do Z-Power usado na versão final.


Além disso, a arte conceitual inicial dos títulos originais Sun e Moon no livro de arte conceitual Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon Essentials apresenta uma página sobre Z-Rings e como eles interagem com Z-Crystals. Esta página apresentava o que eventualmente se tornaria o Pikashunium Z, o Z-Crystal para o Pikachu in a cap. Este design inicial do Z-Crystal foi originalmente projetado para se parecer com um Pikachu inteiro, em vez de apenas com sua cauda.

Concept Art Z-Moves

---------------------------------------

Mecânicas de Batalha Descartadas:


De acordo com um Tweet do famoso Riddler Khu, que ficou conhecido após vazar informações dos jogos Pokémon Legends: Arceus e Pokémon Scarlet & Violet através de charadas no X (antigo Twitter), estes são alguns movimentos da 7ª Geração que foram descartados:

いざなう (Induzir)
Faz com que o alvo adormecido (sleep status) seja nocauteado quando este golpe é usado durante granizo (condição climática).

おばけごっこ (Brincar de Fantasma)
Substitui o tipo normal do alvo pelo tipo fantasma (se o alvo já for do tipo fantasma, este golpe falhará).


Já de acordo com o Teraleak de Outubro de 2024, as seguintes mecânicas de batalha foram cogitadas para Sun & Moon, mas acabaram cortadas do produto final:

Burn Status
O dano seria aumentado de 1/8 para 1/6

Poison Status
Se o alvo fosse envenenado duas vezes, o status progrediria para Envenenamento Grave (Bad Poison)

Intimidate Ability
Os Tipo Sombrio seriam imunes à Habilidade Intimidate.

Nova Habilidade "Dragon Killer"
Causaria dano x2 contra alvos do Tipo Dragão.

Tipo Venenoso
Movimentos de dreno (como Giga Drain) sempre causariam dano ao usuário se utilizado contra um Pokémon de Tipo Venenoso.

Tipo Planta
Dia Ensolarado (Sunny Day) faria com que os movimentos de Tipo Planta tivessem um boost de 50% em poder.

Novo Movimento "Fairy History" (História de Fadas)
Transformaria o alvo em um Pokémon do Tipo Fada.

Will-O-Wisp
Não mais afetaria Pokémon do Tipo Fantasma.

Dark Void
Não mais afetaria Pokémon do Tipo Fantasma.

Sticky Web
Funcionaria contra Pokémon Voador e portadores da Habilidade Levitate.

Gravity
Movimentos de Prioridade não mais seriam usados primeiro durante o uso de Gravity.

Icy Wind
Não mais reduziria a Velocidade de Pokémon do Tipo Gelo.

---------------------------------------

Concept Arts:

Primeiras Concept Arts da Região de Alola (Pokémon Sun & Moon)









---------------------------------------

Mini-Pokémon (Sem Imagem):



Seriam espécies em miniatura que não poderiam ser capturadas, mas que seguiriam o jogador (um por vez) e vez ou outra, apareceriam para ajudar em batalhas. O povo de Alola acredita que os "Mini Pokémon" seriam seres enviados pelos deuses. Aparentemente, teriam origem em outra dimensão. O objetivo de criar os mini Pokémon era vender pelúcias.

Mini Pikachu

Seriam criados em torno de 20 Mini Pokémon e todos eles seriam parecidos com Pokémon que já conhecemos, em especial, os de Kanto. Os exemplos dados de Mini Pokémon são: Pikachu, Raichu, Eevee, Vulpix, Psyduck e Growlithe.


---------------------------------------

Evolução Paralela (Primeiro conceito das Alolan Forms):

Parallel Evolution (Adaptive Radiation) - O que é “radiação adaptativa”?

Um táxon de organismos com a mesma origem se adaptou a vários ambientes diferentes na Terra

Este é um fenômeno em que ocorre notável diferenciação morfológica de acordo com os hábitos alimentares e estilos de vida durante o processo de evolução. (Formas evolutivas vistas nas Ilhas Galápagos)

Neste jogo, gostaríamos de incorporar este elemento na evolução Pokémon.

---------------------------------------

Alolan Forms Descartadas (Sem Imagem):




— Alolan Pikachu & Raichu do Tipo Fogo (São usados como exemplo, não quer dizer que a Game Freak realmente tenha planejado tais formas)
— Alolan Snorlax (Tipo Lutador)
— Alolan Seel (Água/Fada)
— Alolan Dewgong (Água/Fada)
— Alolan Rhyhorn (Elétrico/Pedra)
— Alolan Scyther (Fada/Inseto) [evoluiria para o Scizor que conhecemos. Ou seja, não haveria um Alolan Scizor]

---------------------------------------

Pokémon Descartados (Sem Imagem):

Haveria planos para uma Eeveelution do Tipo Voador em Pokémon Sun & Moon, mas que foi adiada devido o design ter ficado muito parecido com um design criado por um fã. Eles acharam que os custos seriam muito altos e preferiram adiar.

- Alola deveria ter tido Pokémon fósseis. Duas versões exclusivas, uma Tipo Pedra/Água e outra Pedra/(indeciso). Sem evoluções.

- Mimikyu teria duas versões de formas exclusivas se vestindo como outros dois Pokémon (não menciona quais)






---------------------------------------

Pokémon Beta:

Pokémon Beta:




--------------------------------
Shiny Beta:


--------------------------------

Boss Pokémon:


Boss Suicune (Live Caravan)

--------------------------------

Mini Pokémon:
Mini Pikachu (Agradável/Amigável)
Mini Eevee (Fofo)
Mini Machamp (Raivoso)
Mini Arbok (Tímida)
Mini Gengar (Malvado)
Mini Pinsir (Legal/Descolado)
Mini Snorlax (Desajeitado)

--------------------------------
Alolan Forms Descartadas:

---------------------------------------

Mimikyu por baixo do pano:

Forma Verdadeira de Mimikyu finalmente revelada

---------------------------------------

Trainer Level:

Nível de Treinador - mais uma mecânica descartada

---------------------------------------

Live Caravan:





Live Caravan - Seria uma mecânica de explorar um mundo paralelo junto de seus amigos em Pokémon Sun & Moon

"Obtenha almas e batalhe contra Pokémon lendários"

"Se você cumprir certas condições, uma missão C aparecerá, na qual Pokémon especiais surgirão. Ao concluir missões C especiais, você obterá uma "alma", item que contém a alma de um Pokémon lendário, permitindo que você participe de eventos no jogo para capturar Pokémon lendários durante a gameplay normal."

"O surgimento de um novo Pokémon supremo poderia ser influenciado pelo surgimento do Buraco Paralelo?"

Há também a menção de Pokémon "Ultimate" mais fortes, afetados pelo aparecimento de "Parallel Halls"


---------------------------------------

Battle Cruise:


Battle Cruise é um projeto de batalha eliminatória que poderia ser jogado após entrar no Hall da Fama.

Ao concentrar aqui todas as instalações relacionadas com a batalha, criámos um sentido de funcionalidade e conveniência, ao mesmo tempo que aprimora aspectos não relacionados à batalha, como a capacidade de se comunicar com passageiros e fortalecem as instalações, criando uma sensação de volume e excitação visual após limpar o cenário.

Viaje pelo mundo enquanto enfrenta inimigos ainda mais fortes!

O luxuoso navio de cruzeiro está em constante movimento, visitando dois ou três portos no cenário do jogo em sequência. Se o protagonista tiver um bom desempenho nas batalhas no Battle Deck, suas habilidades serão reconhecidas, e cidades portuárias em outras regiões, como "Cidade de Vermilion" e "Cidade de Castelia", também serão adicionadas como destinos.

Se certas condições forem atendidas, os “Líderes de Ginásio” e “Campeões” daquela região poderão até embarcar no seu navio!

---------------------------------------

Poké Planeta:


Existe um asteroide no espaço do “multiverso” que foi criado pela influência de um buraco paralelo que apareceu na região onde Niji se passa. Neste espaço misterioso, você pode interagir com Pokémon e cultivar plantas. O conteúdo do jogo permite que você aproveite a vida com Pokémon.

O jogo envolve deixar Pokémon viver em um asteróide e desfrutar da observação do Comportamento de Pokémon que não pode ser visto durante o jogo ou batalhas normais.

Customizável! Faça seu próprio planeta.

Vários itens podem ser colocados na superfície do planeta. No misterioso planeta você pode criar decorações originais. Existem itens como minivulcões, lagos, balanços, etc. que permitem que você aproveite as reações dos Pokémon ainda mais. Os próprios planetas também são diferentes entre si, como planetas de água, planetas de fogo, rochas e planetas nublados. Também existem muitos planetas.


Um mundo onde um dia passa em 60 minutos

Um dia nestes planetas dura 60 minutos, então você pode aproveitar a vida neste planeta mesmo que você apenas observa por um curto período de tempo.

---------------------------------------

Batalhas de Reide:


Sun & Moon teria um conceito de Reides que nunca foi implementado

---------------------------------------

Personagens Beta:

Beta Mohn


Ilima: Documentos de texto vazados apontam que seu ace seria um "Chicken 2" (Galinha 2), um Pokémon que nunca foi lançado. Mais tarde, isso foi alterado para Smeargle.

Kiawe: Turtonator é chamado de "Matamata 3" aqui, o que implica que originalmente fazia parte de uma linha evolutiva. Também é dito que ele possui um Charizard; isso não acontece em Sun e Moon ou nos jogos Ultra, mas aparece no anime, que provavelmente é baseado neste documento.

Molayne (Sophocles): Nesta versão, Sophocles não existia como Capitão de Desafio. Em vez disso, Molayne, que é amigo de Sophocles na versão final, foi escolhido para ser o Trial Captain do tipo Elétrico, visto que não havia outra pessoa adequada para tal.

Ryuki: Originalmente, Ryuki deveria se tornar um Líder de Ginásio após zerar o jogo, enquanto o jogador ficaria encarregado de recrutar outros Líderes de Ginásio. Nos jogos finais, Ryuki é apenas um dos Treinadores que podem desafiar o jogador para partidas de Defesa de Título depois que ele se torna Campeão. Em Ultra Sun e Ultra Moon, Ryuki também aparece no Ginásio Kantoniano e promete se tornar um Líder de Ginásio do tipo Dragão quando Alola tiver Ginásios Pokémon, fazendo referência ao seu papel original.

O documento afirma que Ryuki nasceu em Blackthorn City, em Johto, e mais tarde viajou para Unova. Embora Ryuki apenas mencione que veio "do outro lado do mar" nos jogos de Alola, ele menciona que viajou para Johto e Unova em Pokémon Masters EX.

Hala: O parceiro original de Hala seria uma forma regional não utilizada de Snorlax (que também seria do tipo Lutador) ou Crabominable (chamado de "Caranguejo-coqueiro 2").

Sina e Dexio: Este documento afirma que Sun e Moon se passariam pelo menos um ou dois anos após os eventos de X e Y. O documento também sugere que a missão secundária de Zygarde seria menos integrada à história e que os jogadores não encontrariam esses dois personagens a menos que completassem a missão de Zygarde. No jogo final, o jogador sempre os encontrará, além de ser apresentado à mecânica das Células de Zygarde após deixar a primeira ilha, e os encontrará novamente após se tornar o Campeão de Alola, quando o jogador recebe a habilidade de usar a Megaevolução.

O documento afirma que Sina seria um possível candidato a Líder de Ginásio do tipo Gelo, enquanto Dexio seria um candidato a Líder de Ginásio do tipo Aço. Enquanto Sina usa Pokémon do tipo Gelo nos jogos finais, Dexio usa principalmente Pokémon do tipo Psíquico, sendo Metagross seu único Pokémon do tipo Aço. A especialidade de tipo de Dexio pode ter mudado para evitar redundância com o especialista em tipo Aço Molayne, que originalmente era especialista em tipo Elétrico.

---------------------------------------

Censura:





---------------------------------------

Locais Beta:


---------------------------------------

Pokémon Pikachu Go


Pokémon Let's Go Pikachu (e Eevee) era inicialmente chamado "Pokémon: Pikachu Go". Há também uma versão beta de Elaine, a protagonista feminina de Let's Go, nesta imagem.


-----------------------------------------------

Game Freak Teraleak

No mês de Outubro de 2024, a internet parou com a notícia de que a Game Freak havia sido hackeada por um anônimo, que por sua vez começou a divulgar várias informações confidenciais, incluindo vazamentos de vários jogos Pokémon. Mais de um 1TB de informações foram extraídas. Dentre as quais, várias builds anteriores ao lançamento de Pokémon Let's Go: Pikachu & Eevee!, com alterações nítidas entre as betas e as versões finais.

Beta Let's Go (Modelo de Rosa era utilizado como placeholder da protagonista)

Beta Title Screen de Let's Go

 
Elaine e Chase Beta

Postar um comentário

0 Comentários

Adblock Detectado


×