![]() |
Visual de Jade em Aventuras Avançadas |
Wally Jade (pronuncia-se Djeid, a sílaba tônica sendo "Ja") é um tímido garoto que concordou em ajudar o Professor Birch com os testes da Pokédex. Inicialmente, ele saiu em jornada por um curto território para testar as funções de uma versão beta do aparelho eletrônico, e foi nesse período que ele capturou e criou amizade com os seguintes Pokémon: Ralts e Roselia. Assim que os testes foram concluídos, Jade obteve a atualização necessária em sua Pokédex e partiu em uma jornada em definitivo, adquirindo o Pokémon Treecko de Sapphire, já que ela não queria que ninguém ficasse com o Torchic e já havia entregue o Mudkip para Ruby.
Jade é bastante tranquilo e almeja ser tanto um treinador quanto um coordenador, por isso, ele investe em ambas as categorias de competição, avançando pelos desafios no seu próprio ritmo. Quando Ruby o conheceu, o exclusivamente coordenador convidou Jade de imediato para se juntar a ele em sua Jornada Pokémon e Jade prontamente aceitou, mostrando que apesar de bastante introvertido, ele consegue fazer amigos facilmente, por confiar nas pessoas e enxergar o que há de bom nelas, ao contrário de Sapphire, que não queria participar do grupo inicialmente. Mesmo sendo rivais, o relacionamento de Jade e Ruby é bastante amigável.
Cozinheiro de mão cheia, é ele quem preparada as refeições para seus amigos humanos e Pokémon. Jade, entretanto, se irrita bastante com as brigas de Ruby e Sapphire e às vezes, ele faz alguma coisa para pará-los, mas outras vezes, apenas fica quieto, pois sabe que é uma causa perdida tentar impedi-los de bater boca. Além disso, em várias oportunidades, Jade demonstrou ser bastante frágil e não possui condições físicas muito favoráveis, não conseguindo percorrer longas distâncias ou correr sem fazer uma pausa, já que ele sente algumas tonturas, não consegue respirar direito e geralmente sua excessivamente. Mas, à princípio, isso nunca o impediu de se aventurar ao lado dos seus amigos.
Apaixonado pela cor verde, o garoto tinge os cabelos regularmente. Na verdade, a cor de suas madeixas é originalmente louro e, portanto, ele não precisa descolorir os cabelos antes de realizar o procedimento de tingir. Isso também se reflete nos Pokémon que ele captura, pois a maioria deles apresenta esta cor. Mas, isso não quer dizer que Jade não dê atenção à Pokémon de outros tipos e variedades, como é o caso de Peeko, uma Wingull originalmente pertencente ao Mr. Briney, que Jade se esforçou de verdade para ajudar, já que ela não estava conseguindo mais manter a amizade, por assim dizer, com o seu antigo treinador.
SPOILERS:
A Partir daqui, começam revelações do enredo. Tomar conhecimento delas antes de ler a história poderá estragar sua experiência com a fanfic. Lembre-se, você foi avisado!!
Ele também compreende bem o verdadeiro significado da amizade, unindo-se a Ruby para fazer Sapphire se sentir melhor quando ela mais precisava, tentando fazer a garota se recuperar do trauma vivido devido ao ataque da Equipe Aqua. O mesmo ocorre para com Ruby. Jade se preocupa demais com os outros e faz de tudo para ajudá-los. O menino, embora muito acanhado e quietinho, sabe que às vezes é preciso ter pulso firme e tomar uma atitude. Isso geralmente ocorre quando Jade é preenchido por emoções muito fortes, que fazem com que ele deixe de ser um garoto dependente e passe a ser extremamente convicto daquilo que ele quer, ganhando coragem, foco e determinação em seus objetivos.
Mais tarde, Jade começa a se encontrar em uma encruzilhada, tendo crises de ansiedade por guardar tanto para si mesmo. Ele está cada vez mais fraco e decide contar para Ruby e Sapphire toda a verdade sobre seu passado: antes de iniciar sua jornada Pokémon, ele estava acamado em um hospital, sofrendo com uma terrível doença. Mas ele decidiu fugir do hospital e interromper o tratamento, porque "a cura" o estava matando mais depressa que a própria doença em si. Desde então, ele tem tomado um chá que o ajuda a estabilizar o avanço do doença, mas está ficando cada vez mais difícil controlá-la. Tal chá envolve os esporos de sua Pokémon Roselia, só que com o tempo, o preparo foi ficando cada vez mais fraco e ele resolveu trocar intencionalmente o seu Phanpy pelo Shroomish da Sapphire porque sabia que era outro Pokémon com técnicas de esporos e que poderia ajudá-lo com o preparo desta bebida, desta vez utilizando os dois Pokémon para obter um efeito duplo. Só que na época da troca, Jade não tinha revelado isso, dizendo que apenas gostava da evolução do Pokémon (Breloom) e que a sua cor favorita era o verde.
![]() |
Jade disfarçado de Recruta da Equipe Magma |
Além disso, ele também tinge os seus cabelos para meio que despistar a sua família, que desaprovou (logicamente) a sua fuga do hospital, mas meio que não funcionou, já que os Concursos Pokémon passam na TV, e Jade está sempre participando de uma ou outra competição. E o pior de tudo foi que Jade meio que manteve uma personalidade "tímida e que não fala muito" justamente para que ninguém suspeitasse de seu passado, mas ele não conseguia manter aquela farsa por muito tempo. É por isso que em dadas situações, ele acabava ganhando "pulso firme", justamente porque este perfil era o que mais combinava com ele de verdade, e não o de um rapaz quieto e sem atitude. Após contar tudo isso, Ruby e Sapphire passam a ver Jade com outros olhos, mas eles não sabem de tudo. Jade fraquejou e não conseguiu contar para seus amigos que a doença é, na verdade, câncer em estágio terminal.
Mais tarde, Jade recebeu um upgrade no visual graças à Ruby, que criou novas roupas para todos. Além disso, o garoto conseguiu com o Mr. Stone, uma máscara especial, desenvolvida pela corporação Devon para que Jade respire melhor, acoplando-a às suas roupas.
![]() |
A Máscara Especial de Jade, presente de Ruby |
Mais tarde ainda, Jade coloca-se na pele do seu Pokémon inicial quando descobre que, ao atravessar para o Mundo das Masmorras — uma dimensão alternativa cujo portal se abriu junto à Terra Cave na Rota 114 —, ele se transforma temporariamente em um Treecko naquele mundo, e então, o garoto toma ciência de que durante a sua estadia naquela forma (de Pokémon), toda a sua doença desaparece, mas assim que volta para o mundo dos humanos, a enfermidade retorna.
![]() |
Jade como um Treecko no Mundo das Masmorras |
Sabendo estar próximo do fim, Jade se oferece para ir ao espaço encontrar o Pokémon Legendário Rayquaza, a fim de parar a luta desenfreada entre Groudon e Kyogre, provocada pelas Equipes Aqua e Magma. E assim, ele o faz. Mas quando volta à Terra, Jade acaba não resistindo e tem uma parada cardíaca, mas Rayquaza o reanima lançando um Hiper Raio direcionado ao seu peito. Mas assim que o garoto volta, ele torna a se contorcer de dor. Por ter interrompido o tratamento, seu corpo havia chegado ao limite. Jade havia sido ruim para consigo mesmo e agora, estava pagando o preço. Rayquaza o havia trazido de volta, mas não duraria mais muito tempo. Então, sentindo que o garoto não iria resistir, Rayquaza faz mais uma coisa... Ele congela o corpo de Jade, preservando-o em baixa atividade metabólica. Mas aquilo não impediria o garoto de ter uma nova parada cardíaca. Estava só retardando o processo. Isso deu tempo, então, para que Ruby e Sapphire partissem à Batalha da Fronteira em busca de Emerald, o treinador que estava dando o que falar (e Brain Master da Battle Frontier) por ter capturado Jirachi, o Pokémon Realizador de Desejos. Com o poder de Jirachi, eles poderiam salvar Jade. E assim, eles o fizeram, trazendo-o de volta à vida e curando-o para sempre de sua enfermidade...
O que Jade não contou a seus amigos foi que ele VIU do outro lado da vida, algo que Ruby e Sapphire jamais saberão o que é até que chegue sua vez... Ele se lembra de cada palavra que seus pais lhe disseram... E aquilo foi tão real... Mais real do que quando ele tinha pulsação. Não podia ser uma alucinação, o seu cérebro já não tinha mais oxigênio. E para falar a verdade, o próprio Jade já não estava mais em seu cérebro, estava do lado de fora, assistindo a cena de sua morte indiferente ao que estava acontecendo. E o outro lado parecia mais REAL do que a própria realidade, como se a verdadeira VIDA começasse depois de partirmos desse mundo. Jade teve uma E.Q.M. A mãe e o pai biológicos de Jade faleceram em um acidente de carro quando ele ainda era bem pequeno e sua prima Wanda o adotou, bem como o noivo dela, Celio, que assumiu Jade como um filho. Jade não tinha lembranças dos pais. Apenas os reconhecia de fotos. Mas durante sua Experiência de Quase Morte, ele soube que eram eles!
Assim que Wendy, sua já falecida mãe biológica, falou que ele tinha uma missão a cumprir, o tempo de Jade expandiu, como se em um segundo, ele conseguisse vislumbrar horas, talvez até dias, anos de uma só vez. Ele perdeu a noção de tempo. Era muita informação comprimindo-se em um único segundo. Jade lembrou-se de TUDO, de toda a razão de sua existência. Do porquê ele estava naquele mundo e foi obrigado a concordar com William, seu pai. Naquele momento, Jade descobriu o seu propósito de estar vivo. "Você ainda tem uma missão a cumprir. Lembra-se?" disse sua mãe. E Jade se lembrou. Lembrou-se de momentos antes de ter nascido. Lembrou-se de ter um espírito-gêmeo agarrado a si e lembrou-se de tê-lo jurado proteger onde quer que fosse...
Havia alguém do outro lado que Jade jurou proteger. Esse alguém estava se preparando para reencarnar, e Jade decidi vir para este mundo um tempo antes, na forma de um humano, para protegê-lo. Ele ainda tinha essa missão a cumprir. Isso nunca ficou tão claro! E foi em um encontro com o Esquadrão Go-Rock que Jade encontrou essa sua alma-gêmea, e ela ainda não havia reencarnado. Estava selada na forma de um Ovo de Pokémon Legendário, o Ovo de Manaphy! Mesmo dentro do Ovo, Manaphy conseguia se comunicar telepaticamente com Jade, pedindo-lhe socorro.
"— Quando eu morri, a minha verdadeira missão neste mundo foi revelada... Eu passei muito tempo preocupado comigo mesmo. Agora, eu só estou preocupado com os próximos, com aqueles que amo. Eu vim para proteger as pessoas e Pokémon, assim como pessoas e Pokémon me protegeram quando eu mais precisei. Por isso eu JURO que NÃO VOU desistir!"
O Esquadrão Go-Rock consegue roubar o Ovo de Manaphy para si, e Jade então decide partir para a Região de Fiore ao lado de Lunick, e tornar-se um Pokémon Ranger (Guarda / Patrulheiro Pokémon), para proteger aquele ser puro e inocente que estava correndo perigo...
Conquistas:

Obtida em: Aventuras Avançadas - Parte J






















































0 Comentários
Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário abaixo! É de graça! Caso você tenha interesse em nos ajudar a manter o blog atualizado, considere apoiar-nos financeiramente. Você pode doar qualquer valor, até centavos, para a seguinte chave PIX: contato.pokemonster.dex@gmail.com. Toda a ajuda é bem-vinda!
Siga-nos no Instagram: @plusmovedex
E não se esqueça: Mantenha o respeito e a cordialidade nos comentários!