Biografia: Sapphire

Visual de Sapphire em Aventuras Avançadas


Anna May Sapphire Birch (pronuncia-se Safáiar ou também Séfáiar, a sílaba tônica sendo "Pphi") é a única filha do Professor Birch, o Professor-Pesquisador da Região de Hoenn. Por ter crescido com pais muito mente-abertas, Sapphire desde cedo se mostrou uma garota muito forte, interessada em Batalhas Pokémon. Dito isto, a menina cresceu treinando os Pokémon iniciais que o pai entregava a novos treinadores que iniciavam suas jornadas pela Região de Hoenn e se afeiçoou muito a eles. Birch prometeu à filha que a deixaria partir em uma Jornada Pokémon no dia em que ele conseguisse concluir a construção da Pokédex, um aparelho eletrônico capaz de registrar e guardar as informações de todos os Pokémon que o treinador ir capturando em sua jornada, graças a uma conexão especial com as pokébolas, que permitem obter o máximo de informações acerca de uma espécie através da simples captura.

E assim foi No dia em que Birch conclui o seu projeto de criação da Pokédex Regional de Hoenn, ele deixou que Sapphire seguisse em uma jornada Pokémon, mas a menina sempre muito levada, estava bastante afeiçoada aos Pokémon iniciais e decidiu roubar os três do laboratório enquanto seu pai estava distraído. Em outras palavras, ela saiu em jornada com Treecko, Torchic e Mudkip ao mesmo tempo. Não demorou muito para que seu pai descobrisse a travessura da filha e a advertiu para entregar dois dos iniciais aos treinadores novatos Ruby e Jade, que estavam viajando pelo mesmo caminho que ela.

Sapphire, que a princípio não gosta de Ruby e de Jade, não quer seguir jornada ao lado deles. Ela quer se tornar uma Mestra Pokémon e para isso, pretende derrotar todos os ginásios e depois entrar na Liga Hoenn, mas seguindo as ordens do pai, ela entrega Mudkip para Ruby e Treecko para Jade, sem deixá-los escolher qual queriam, simplesmente porque o preferido dela era Torchic e ela não queria que eles escolhessem-no.

Sapphire é uma garota bastante durona e faz de tudo para não demonstrar sentimentos que a deixem em uma posição vulnerável, como o medo, a tristeza, insegurança, ansiedade, entre outros... E isso chega a ser chato, ao ponto de ela sempre estar em conflito com Ruby, que tem a personalidade totalmente oposta à dela e (cá entre nós), é bastante teimoso e irritante também.


SPOILERS:

A Partir daqui, começam revelações do enredo. Tomar conhecimento delas antes de ler a história poderá estragar sua experiência com a fanfic. Lembre-se, você foi avisado!!

Entretanto, a independência e revolta de Sapphire tem um preço alto: Após uma discussão com Ruby, ela abandona o grupo, dizendo que quer viajar sozinha, e acaba sendo atacada e sequestrada por um homem que se vestia como pirata na entrada da Cidade Rustboro. Mais tarde, descobre-se que este homem pertence a uma organização criminosa chamada Equipe Aqua e quer ter em mãos, a Pokédex de Sapphire para algum plano maléfico não totalmente revelado.

Visual de Sapphire em Conexões Avançadas

A partir deste acontecimento, Sapphire nunca mais foi a mesma. O trauma a marcou tanto, que ela chegou a pensar em desistir de sua jornada, tendo diversas crises ao longo de sua viagem em razão das marcas que a Equipe Aqua deixou na menina, e Sapphire precisou abandonar a sua postura rígida e selvagem, visto que seus sentimentos que ela considerava "fracos" tomaram o controle e deixaram-na muito mais madura.

Mais tarde, Sapphire recebeu um upgrade no visual graças à Ruby, que utilizando Dudo emprestado, criou novas roupas para todos.

Sapphire como uma Torchic no Mundo das Masmorras

Mais tarde, Sapphire coloca-se na pele do seu Pokémon inicial quando descobre que ao atravessar para o Mundo das Masmorras — uma dimensão alternativa cujo portal se abriu junto à Terra Cave na Rota 114 —, ela se transforma temporariamente em uma Torchic naquele mundo, e é sob esta pele que Sapphire descobre que os Pokémon não sentem absolutamente nenhuma dor quando estão batalhando, o que a faz alimentar uma sede de vingança contra a Equipe Aqua, pois já que os Pokémon não se ferem realmente em batalhas (e agora ela tem 100% de certeza disso), ela pode dar o máximo de si sem medo dos estragos.

Visual de Sapphire em Fronteira Avançada

Conquistas:

GINÁSIOS

2000:

Insígnia de Pedra (Ginásio da Cidade Rustboro)
Obtida em: Aventuras Avançadas - Parte L

Insígnia Articulação (Ginásio da Ilha Dewford)

Insígnia do Dínamo (Ginásio da Cidade Mauville)

Insígnia do Calor (Ginásio da Cidade Lavaridge)

Insígnia do Balanço (Ginásio da Cidade Petalburg)

Insígnia da Pena (Ginásio da Cidade Fortree)

Insígnia da Mente (Ginásio da Cidade Mossdeep)

Insígnia da Chuva (Ginásio da Cidade Sootopolis)

2011:

Insígnia do Trio (Ginásio da Cidade Striaton)

BATALHA DA FRONTEIRA:

Símbolo de Prata da Habilidade (Torre da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte D

Símbolo de Prata do Espírito (Palácio da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte E

Símbolo de Prata do Conhecimento (Fábrica da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte F

Símbolo de Prata da Bravura (Pirâmide da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte G

Símbolo de Prata das Táticas (Domo da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte H

Símbolo de Prata da Coragem (Arena da Batalha)
Obtido em: Fronteira Avançada - Parte I

Símbolo de Prata da Sorte (Pico da Batalha)
Obtida em: Fronteira Avançada - Parte J



Pokémon Utilizados em Pokémon Laços: Advanced (Ano de 2000 d.Q. no Calendário Hoenniano):


Chic
Espécie: Torchic ► Combusken ► Blaziken
 (como Torchic)   (como Combusken e Blaziken)
Descrição: Torchic foi o de fato Pokémon inicial de Sapphire, por ser o com o qual ela mais tinha se afeiçoado dentre os três. É o Pokémon mais forte da garota e também um dos mais usados. Torchic evoluiu para Combusken na festa de aniversário de Sapphire. Evoluiu para Blaziken na última batalha de ginásio da garota, contra o líder Wallace, na Cidade Sootopolis, provando-se ser o mais forte Pokémon da garota.

 
 
 
Dudo
Espécie: Wurmple ► Cascoon ► Dustox
 (Como Wurmple e Cascoon)   (Como Dustox)
Descrição: Dudo foi o primeiro Pokémon capturado por Sapphire em estado selvagem. Bastante treinador pela garota, ele acabou evoluindo para Cascoon, o que o diferenciou do Wurmple de Ruby, que se tornou um Silcoon.  Para proteger o Ranger Lunick de ser atacado por Absol, Dudo jogou-se na frente de seu ataque Lâmina de Vento e, quando parecia que tinha sido morto pelo ataque, começou a brilhar e a evoluir mais uma vez, tornando-se um lindo Dustox, agora com muito mais seda para ajudar Ruby a produzir suas costuras, o que possibilitou que o coordenador criasse novos looks para todos.

  
 
Swalla
Espécie: Taillow ► Swellow
 
Descrição: Outro Pokémon amplamente utilizado por Sapphire é Swalla, seu Taillow, que demonstrou ser bastante forte nas Batalhas de Ginásio do qual participou. Seu nome (Swalla) foi dado com base em sua evolução, Swellow. Sua Evolução ocorreu oficialmente em off-screen em algum momento ANTES da luta contra a Equipe Aqua e Magma e da ida de Ruby e Sapphire para a Ilha Miragem.

 
 
Rono
Espécie: Aron ► Lairon ► Aggron
 
Descrição: Rono foi capturado por Sapphire quando a garota desafiou Ruby a capturá-lo. Infelizmente para ele, Ruby não sabia o básico das batalhas Pokémon e não foi capaz de pegar Aron, coisa que Sapphire fez sem muito esforço. Rono já havia evoluído para Lairon antes da batalha de ginásio de Lavaridge, mas só foi revelada a sua evolução na partida contra Winona, em Fortree. Evoluiu para Aggron durante o treinamento de Sapphire na Ilha Miragem com o Mestre Juan e em seguida, foi utilizado na Batalha da Fronteira.

 
Shofo
Espécie: Seedot ► Nuzleaf ► Shiftry
 (Como Seedot, apenas)   (Como Nuzleaf e Shiftry)
Descrição: Shofo foi capturado em uma batalha em dupla de Ruby e Sapphire contra ele e mais um Lotad na Cidade de Petalburg. Sapphire pegou Seedot, enquanto Ruby ficou com Lotad. Seu nome (Shofo) foi dado com base em sua evolução final, Shiftry. Evoluiu para Nuzleaf em uma batalha contra Jade para decidir quem iria ficar com o Swablu nascido do ovo que Winona disponibilizou para os jovens cuidarem. No fim, com a evolução, uma grande fraqueza sua acabou se revelando: seu nariz. Shofo não suporta que seu nariz seja sequer tocado pelo oponente e quando sente que seu nariz pode ser ameaçado, ele desiste por conta própria de algumas batalhas.

Nuno
Espécie: Numel
 
Descrição: Durante sua jornada, houve um momento em que o atrito entre Sapphire e Ruby foi tanto que a garota o desafiou a um duelo de captura de Pokémon. Quem capturasse mais Pokémon dentro de um intervalo de tempo pré-determinado, venceria. Numel foi a primeira destas capturas.

 
 
MC
Espécie: Slugma ► Magcargo
Descrição: Durante sua jornada, houve um momento em que o atrito entre Sapphire e Ruby foi tanto que a garota o desafiou a um duelo de captura de Pokémon. Quem capturasse mais Pokémon dentro de um intervalo de tempo pré-determinado, venceria. Slugma foi a terceira destas capturas. Evoluiu para Magcargo durante o treinamento de Sapphire na Ilha Miragem com o Mestre Juan e em seguida, foi utilizado na Batalha da Fronteira.

  
 
Lorry
Espécie: Wailmer ► Wailord
Descrição: Lorry foi uma Wailmer que ajudou Ruby, Sapphire e Jade a chegarem sãos e salvos à Ilha Dewford com a sua habilidade de Surfar, após um ataque da Equipe Aqua. Ao ver a preocupação que o Pokémon tinha com eles (humanos), Sapphire decidiu capturá-lo. Evoluiu para Wailord durante o treinamento de Sapphire na Ilha Miragem com o Mestre Juan e em seguida, foi utilizada na Batalha da Fronteira.

 
Feito
Espécie: Minun
Descrição: Junto de seu companheiro Plusle chamado Dito, o Minun chamado Feito foi um Pokémon que roubou a comida dos Pokémon de Sapphire, quando eles estavam viajando pela Rota 110. Em uma batalha dupla com Ruby, na qual a garota utilizou o Phanpy de Jade (emprestado) para vencer, ela consegue capturar o azul e Ruby fica com o vermelho. Após a captura, por serem uma dupla, Ruby sugere que o apelido deles seja "Dito e Feito", que por mais caricato que fosse, tinha tudo a ver com a personalidade extrovertida dos dois.

 
Troppy
Espécie: Tropius
 
Descrição: Pertencente originalmente à Lanette, que o capturou para fins de estudos no intuito de aprimorar o Sistema de Armazenamento de Pokémon (SAP), Tropius foi trocado pelo Torkoal de Sapphire em uma feira de trocas na Usina Subterrânea New Mauville após sua treinadora original concluir os estudos sobre o mesmo. Sapphire demonstrou interesse em Tropius por ser um Pokémon grande o suficiente para carregar ela e seus amigos agora que tinha ganho o HM02 - Voar como recompensa por sua vitória no Ginásio de Mauville City.

 
 
Dono
Espécie: Phanpy ► Donphan
Descrição: Phanpy é mais um Pokémon que foi capturado off-screen por Jade. Ele foi usado para simular uma situação de perigo, para estimular Ruby a salvá-lo, treinando assim o seu Feebas. Mais tarde, Sapphire teve a oportunidade de pegá-lo emprestado para batalhar contra Plusle e Minun e, posteriormente, Jade o trocou pelo Shroomish da garota na feira subterrânea em New Mauville. Phanpy evoluiu para Donphan assim que a troca foi concluída.

 
Maldo
Espécie: Anorith
 
Descrição: Maldo foi um Presente do Presidente da Corporação Devon, o Sr. Stone, para Sapphire quando a garota aceitou comparecer ao debate com a Equipe Aqua sendo exibido em rede nacional em uma transmissão feita diretamente do Instituto Meteorológico na Rota 112. Sendo um Pokémon-Fóssil que foi revivido pela Corporação Devon, o Mr. Stone afirmou que Anorith era bastante forma e esperava que Sapphire fizesse bom proveito dele nas Batalhas de Ginásio.  Evoluiu para Armaldo graças a estar equipado com um Exp. Share desde que foi dado a Sapphire.

Zoozo
Espécie: Zangoose
Descrição: Sob um rígido treinamento com o Mestre Juan na Ilha Miragem, Sapphire tem a missão de capturar um Zangoose. Após muita dedicação e esforço, Sapphire consegue integrar o Pokémon ao seu time.

 
Relly
Espécie: Relicanth
Tipo:  
Descrição: Sapphire capturou um Pokémon desconhecido na Ilha Miragem em off-screen. Mais tarde, foi revelado que o Pokémon desconhecido era na verdade Relicanth, uma espécie de fóssil-vivo, já que se trata de um Pokémon que todos pensaram estar extinto, mas que conseguiu sobreviver devido ao lapso temporal da Ilha Miragem. Sapphire o nomeou como Relly e o colocou para compor seu time final na Liga Hoenn.

 
Kyogre
Espécie: Kyogre
Descrição: Kyogre foi capturado por Sapphire após a Equipe Aqua invocá-lo para causar a expansão dos oceanos.

 
Hihi
Espécie: Clamperl ► Huntail
Descrição: Hihi foi capturado por Ruby quando o garoto se infiltrou na missão da Equipe Magma contra a Equipe Aqua. Ao perceber que os Magmas estavam exterminando os Pokémon dos Aquas, ele resolveu capturar este Clamperl para poupá-lo da crueldade dos seguidores de Maxie. Foi trocado com Sapphire e evoluiu para Huntail no processo.


POKÉMON QUE TROCOU:


Toto
Espécie: Torkoal
Descrição: Durante sua jornada, houve um momento em que o atrito entre Sapphire e Ruby foi tanto que a garota o desafiou a um duelo de captura de Pokémon. Quem capturasse mais Pokémon dentro de um intervalo de tempo pré-determinado, venceria. Torkoal foi a segunda destas capturas.

Brella
Espécie: Shroomish
Descrição: Shroomish, de acordo com a própria Sapphire, foi um Pokémon capturado na Rota 103 e recebeu este nome (Brella) em homenagem à Breloom, sua evolução, e sua cabeça no formato de guarda-chuva (Umbrella). Brella é um Pokémon que luta com a tática dos esporos, paralisando o seu adversário muitas vezes para que Sapphire ganhe tempo, substitua Brella e chame outro Pokémon para combatê-lo. Brella foi trocado pelo Phanpy de Jade, posteriormente.

 
Goro
Espécie: Clamperl
Descrição: Goro foi capturado por Sapphire quando a garota se infiltrou na missão da Equipe Magma contra a Equipe Aqua. Ao perceber que os Magmas estavam exterminando os Pokémon dos Aquas, ela resolveu capturar este Clamperl para poupá-lo da crueldade dos seguidores de Maxie. Foi trocado com Ruby e evoluiu para Gorebyss no processo.


POKÉMON QUE DEU PARA OUTRA PESSOA:

Azurill
Espécie: Azurill
Descrição: Azurill é um pequeno Pokémon animado que fica pulando sobre sua cauda a todo momento. Por ser muito bonitinho, Sapphire o adotou para dar para Jade (a ideia foi de Ruby), a fim de animá-lo. Além disso, Azurill sabe o movimento Refresh (Revigorar), que pode ser usado para aliviar as dores do garoto.



Pokémon Utilizados em Pokémon Laços: AdvancedOmega & Primal Alpha! (Ano de 2012 d.Q. no Calendário Hoenniano:

Aparência de Sapphire em Pokémon Laços: AdvancedOmega & PrimalAlpha!

Sapphire é uma das protagonistas da fanfic Pokémon Laços: AdvancedOmega & PrimalAlpha!, que se passa 12 anos após os eventos de Pokémon Laços: Advanced. Lá, ela recebe o Mega Bracelete de Steven Stone e também a Mega Pedra para o seu Pokémon inicial, Blaziken, o que possibilita que ela ative a sua primeira Mega Evolução.

Conquistas:


Insígnia da Fada (Ginásio da Cidade Laverre)
Obtida em: Advanced Omega & Primal Alpha 5/5

Pokémon:

 
Chic
Espécie:  Torchic ► Combusken ► Blaziken ↔ Mega Blaziken
  



Pokémon Utilizados em Pokémon Laços: Best Wishes! (Ano de 2014 d.Q. no Calendário Hoenniano):

Aparência de Sapphire em Pokémon Laços: Best Wishes!

Sapphire fez uma aparição na fanfic Pokémon Laços: Best Wishes!, que se passa 14 anos após os eventos de Pokémon Laços: Advanced. Lá, ela utiliza um time completamente diferente, a saber:

Rono
Espécie: Aron ► Lairon ► Aggron
 

Kirly  (Pokémon Emprestado de Jade)
Espécie: Gallade
 

Macho
Espécie: Gurdurr ► Conkeldurr

Glace  (Pokémon Emprestado de Emerald)
Espécie: Glalie

Hocus Pocus (Pokémon Emprestado de Silver)
Espécie: Kadabra

Gyara (Pokémon Emprestado de Red)
Espécie: Gyarados
 

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Algumas páginas acabaram ficando muito longas e pesadas devido ao excesso de imagens e com isso, o blogger, plataforma na qual este blog está hospedado, começou a travar. Por esta razão, as páginas do Poké-Arquivo de alguns Pokémon (os mais "famosinhos", como os iniciais, os pseudo-lendários, as eeveelutions, entre outros) precisaram ser DIVIDIDAS em várias seções, a fim de evitar este congestionamento. Para acessar as imagens dos ataques nestas páginas, é só clicar no LINK da respectiva seção. Por exemplo, se você quer visualizar os ataques utilizados no anime, clique em "animes". Se você quer os ataques utilizados nos games, clique em "games", e assim por diante.